Menu

Vereadores eleitos já querem Aleac e Câmara

Faltando pouco menos de dois anos para as eleições de 2026, dos 21 vereadores eleitos no pleito de 6 de outubro passado, pelo menos 15 têm a intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Esse cenário intensifica a concorrência política, estimulando um maior engajamento dos vereadores em suas respectivas agendas e aumentando a expectativa dos eleitores para a próxima eleição.

Personalidades públicas, incluindo o governador Edmundo Pinto, Nabor Junior, Romildo Magalhães, Marina Silva, Naluh Gouveia, Perpétua Almeida, Marcus Afonso, José Alex, Chicão Brígido e outros, iniciaram suas carreiras políticas nas Câmaras Municipais antes de chegar ao Palácio Rio Branco, à Assembleia Legislativa, à Câmara Federal e ao Senado.

Atualmente, Emerson Jarude, que é deputado estadual pelo partido NOVO, e Roberto Duarte, deputado federal republicano, também trilham o mesmo caminho, iniciando suas carreiras na Câmara de Rio Branco.

Este é um padrão observado em muitas carreiras políticas, onde o estágio inicial acontece em uma Câmara Municipal, servindo como trampolim para cargos em níveis estadual e federal.

“Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo; havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas e o muro de pedra estava em ruínas”. (Pov. Salomão).

. Pensar que a o fim do mandato do governador Gladson Cameli se encerra um ciclo na política acreana.

. Dependendo de quem for eleito o seu sucessor (a) pode ser, também, o fim do protagonismo do PROGRESSISTA.

. Se for o PL ou União Brasil, por exemplo, serão os próximos partidos a eleger a maioria dos prefeitos nas eleições de 2028.

. É sempre assim, como as ondas do mar, uma vai e vem sem fim!

. Bruno Morais, Samir Bestene, Elzinha Mendonça, Joabe Lira, Raimundo Neném estão na disputa pela presidência da Câmara.

. A previsão é de que não haverá consenso; a decisão será no voto secreto.

. O prefeito Tião Bocalom (PL) que fique esperto; tem aliado no DF lhe preparando uma arapuca para prendê-lo no mandato até 2028.

. Os argumentos são chulos, esdrúxulos.

. Bocalom parece não se preocupar muito; vai na mesma pisada cuidando as obras que prometeu concluir;

. As mil e uma dignidades, por exemplo!

. O candidato que disputa a reeleição para a OAB não é o Jorge Viana, é o Rodrigo Aiache!

. Quando tudo se traduz em disputas políticas, o que importa, né?!

. A advogada Marina Belani tem seus méritos na disputa!

. Quem herdará o império? Trump ou Kamala? Não pensem que um dos dois fará com que os americanos mudem o mundo para melhor.

. Não mudarão!

. Bom dia!