A prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito de Rio Branco – RBTrans, divulgou nesta semana o plano de operação do transporte público que estabelece as rotinas das equipes operacionais para garantir a mobilidade e fluidez do transporte público para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2024. Ao todo, o Acre recebeu 33.362 inscrições no ENEM 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) não divulgou número de inscritos por cidades.
De acordo com o planejamento da RBTrans, a frota de rotina comum de domingo é composta por 52 veículos e nos dias das provas receberá reforço de 9, totalizando 61 ônibus em operação. Ainda segundo a Superintendência, a operadora do transporte público na capital, RICCO, deve manter, além dos 61 veículos nas rotas, outros 9 de reserva para atender situações de falhas mecânicas ou demanda acima do esperado.
“Não será admitido lotação superior à capacidade normal dos veículos. Caso haja demanda superior à oferta de transporte, a empresa deverá providenciar a imediata entrada de carros em operação e avisar a RBTrans”, diz o planejamento.
52,3% dos inscritos no Acre para a realização do exame (13.820) correspondem a participantes que já terminaram o ensino médio. Além disso, outras 3.644 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 115, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
A abertura dos portões acontecerá às 10h e o fechamento às 11h. A abertura dos cadernos de prova acontecerá às 11:30h e o encerramento do tempo para a sua conclusão é às 17h.