Aumento no preço da cesta básica na capital é moeda comum. Normal. Às vezes sobe. Às vezes cai. É o ciclo. O que causa algum estranhamento é o comportamento do preço do café. Cadê a Lei da Oferta e da Procura? O Acre passou a plantar café. Vales do Juruá, Purus e Acre. No entanto, para o consumidor, o impacto foi o inverso: aumentou a oferta e aumentou o preço.
Governo Federal
Entra governo e sai governo e as fronteiras acreanas continuam livres para o crime. Se Brasília compreendesse (por meio de ações concretas) que para solucionar parte dos problemas nos morros cariocas ele precisa atuar inicialmente no Acre, tudo ficaria melhor por aqui.
Longe do debate
O governador Gladson Cameli, que adorava uma pauta ambiental, se manteve longe da Semana do Clima, que aconteceu em Nova Iorque e não participou, também, da 16ª edição da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-16), que começou segunda-feira (21) em Cali, na Colômbia. Será que ainda são os efeitos das queimadas descontroladas que atingiram todo o estado?
E o ser humano?
Bonita e merecida a festa que o governo do Acre fez para a Rádio Difusora Acreana AM-1.400hz, revitalizando o seu prédio original. Uma boa lembrança para mostrar a importância do veículo de comunicação que cruza fronteiras para entreter e informar. Mas, ao mesmo tempo triste, por falta de reconhecimento aos profissionais que ali atuam, que vivem com míseros salários. Alguns, com mais de 30 anos de serviços prestados que ganham salário mínimo. A festa é boa quando ela é completa, governador.
Agendas
Alguém precisa abrir os olhos do Gabinete Civil do Governo do Acre. As agendas oficiais estão se desfazendo no ar de tão fracas. É cada uma pior que a outra.
Debate IN-sustentável
Em meio a todo esse debate sobre meio ambiente e até sobre expectativa de vida, não se vê um projeto de inclusão tecnológica no campo como alternativa ao produtor rural mudar a cultura do fogo. Seagri e Emater permanecem em sonolência assistindo as queimadas, que este ano se prolongam pelo mês de outubro. Só audiência pública não resolve.
Desconexo
Será verdadeira a informação do lançamento do programa Inseminar, pela secretária de agricultura do estado, que vai beneficiar apenas três pecuaristas na região do Juruá? É com esse volume de investimentos que o estado prevê alavancar a produtividade? A informação é oficial, porém, bem desconectada com a realidade. De acordo com dados do IDAF, a regional tem acima de 135 mil cabeças de gado. O Juruá merece mais, não é Tchê?
O cara é fera!
A festa da educação no Afa Jardim com a presença de mais de mil servidores realizada pelo secretário de educação, Aberson Carvalho, é mais uma prova de que o gestor “pavimenta” cada vez mais uma via de bons relacionamentos. Uma faixa estendida e a provocação ao secretário durante o evento de terça, 22, não foi bem recebida pelos próprios servidores da educação.
Tenha fé
Deixem o Ney Amorim em paz. Leitor desta coluna liga para alfinetar o Secretário de Esportes. “Na época do PT “venderam” a história de que o estádio Arena da Floresta tinha condições de ser sede da Copa do Mundo que foi disputada no Brasil em 2014. Mas, pelo menos, tinha jogo no local. Agora, a gente sonha, nem que seja com um clássico entre Adesg e Andirá”. Calma, Ney está prometendo o Flamengo na reinauguração.
Oração redobrada
Dizem que o Pastor Paulo Machado, – o Malafaia da prefeitura de Rio Branco -, tem redobrado as orações após a divulgação de uma pesquisa que coloca a educação de Rio Branco entre as três melhores do ranking estadual. Secretário-adjunto da educação municipal, ele sonha em assumir a pasta em definitivo.
Deracre em campo
O Deracre entrou em campo para tentar resolver o imbróglio na construção da ponte no ramal dos paulistas, em Porto Acre. Após polêmica com produtores rurais, a presidente Sula Ximenes mandou executar as perfurações das estacas para construção da ponte em concreto. Sula chegou a se irritar com ‘piadinhas’ proferidas pelos manifestantes. Mas, está tudo sereno após o início das obras.