Menu

Pesquisar
Close this search box.

Valorizados

Duas especulações que vêm dos corredores do Palácio Rio Branco. A primeira dá conta de que o governador Gladson está incentivando o seu chefe da Casa Civil a ser candidato a deputado federal em 2026. A segunda é de que Gladson falou com a sua vice, Mailza Assis, para ceder o assessor Rennan Biths para ser lotado na Casa Civil. Esses dois desejos de Gladson é uma forma de reconhecer o esforço dos dois assessores durante a campanha para prefeito. Danadão em Cruzeiro do Sul e Rennan em Rio Branco.


Duas vagas
Em 2025, haverá duas vagas no TCE. Uma é do Ministério Público de Contas. Essa é a vaga que hoje é ocupada pelo conselheiro Valmir Ribeiro. Há quatro procuradores de Contas na Casa. Dos quatro, três irão compor a lista tríplice.


Segunda vaga
A segunda vaga precisa “de conversa”, como assegura uma fonte. Há dois conselheiros dispostos a “conversar”. É essa vaga que será motivo de sangue, choro e, como diria a filósofa e prefeita de Tarauacá, “gemer de dentes”.



Dobradinha
Depois da esposa, deputada Antônia Sales, foi a vez do Leão do Juruá, Vagner Sales, esturrar e alardear compra de votos nas eleições de Cruzeiro do Sul. Vale lembrar ao casal que a Justiça não se move por si só, de ofício, precisa ser provocada. Se têm evidências sólidas que sustentem suas manifestações, por que não protocolam queixa na instância correta? Se assim não fazem, parece puro denuncismo eleitoral. Nesta segunda hipótese, aceitar dói menos.


Correndo riscos
Prefeituras começam a apertar o cinto para fechar as contas neste final de ano, onde as despesas aumentam por conta do 13º salário. Tem gente apostando que em alguns municípios onde o prefeito não se reelegeu ou o afilhado político não teve sucesso, os servidores só vão ver a grana em 2025. Vai ser a chamada herança maldita.


Que coisa!
A deputada federal Antônia Lúcia precisa tomar mais cuidado com suas redes sociais. Já não é a primeira vez que algo postado é atribuído a hackers. O curioso é que isso, com essa frequência, só acontece nas redes da missionária. Como diria aquela personagem famosa de uma novela: mistério.


UB e MDB
Com Flaviano Melo fazendo de tudo para manter “a chama do MDB” acesa, e grupos de direita isolando o União Brasil do processo 2026, não podemos duvidar de uma dobradinha entre Alan Rick e Jéssica Sales. Na política pode acontecer de tudo, inclusive, nada!


Discurso e a prática
O prefeito eleito Gerlen Diniz afirma categoricamente que não vai administrar olhando pelo retrovisor, mas, não tira o nome de Mazinho Serafim dos discursos. Garante em todo canto que seu adversário será preso por suposto desvio de recursos públicos. Será que o espelho do seu retrovisor quebrou?



Quem não foi do PT?
As análises sobre o resultado das urnas nas eleições deste ano continuam. O senador Sérgio Petecão, que tinha usado tom moderado, agora, referindo-se a passagem de Bocalom pelo PT no governo de Jorge Viana, acusa o prefeito reeleito de cuspir no prato que comeu. Em tom mais ríspido, colocou todo mundo como farinha do mesmo saco ao indagar: “Quem não foi do PT?


Problemas…
Bocalom está naquela fase de trabalho que evidencia o melhor dos mundos: administrando problemas de crescimento.


… de poder
Os problemas de quem está com o poder e com perspectivas de mais poder geram uma nebulosa, um tumulto em torno da liderança. É o rito. Mas é preciso calcular bem.


Nabiha
Um dos cálculos que precisa ser feito (pensando em 2026, claro) guarda relação com o Progressistas. E, na prefeitura, falar em Progressistas é pensar em Gladson Cameli e em Nabiha Bestene. Será que a professora será o bode expiatório por fazer o que deveria ter sido feito?


Homem de bem
Ao que tudo indica, o “homem de bem” que gosta de jogar lixo em beira de estrada também não deve ter vida longa na Seme.


Elzinha
Nessa toada de 2026, é preciso medir bem a movimentação em torno de Elzinha Mendonça. Entre Elzinha e Samir Bestene, Bocalom deve buscar neutralizar a voz da parlamentar. Uma a menos a criticar. Deixar Kamai e Fábio nessa condição é mais natural.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição