Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ministério realiza oficina territorial sobre o Plano Nacional de Cultura no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Cultura (MinC) promove, nesta terça e quarta-feira, 22 e 23, a Oficina Territorial sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC). O evento acontece no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.


A atividade, que terá sua abertura na noite desta terça-feira, a partir das 19h, conta com intervenções artísticas e falas oficiais, pretende identificar os principais desafios culturais do Acre, garantindo que a realidade local seja considerada na construção do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), para os próximos dez anos.


No Acre, a oficina conta com o apoio do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre, que é agente mobilizador do processo no Estado, e parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), iniciativa que tem com o objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Anúncio


“Esse momento é muito importante para a cultura, pois quando se trata de pensarmos um Plano Nacional de Cultura para 10 anos, conseguiremos afinar e planejar uma sistematização do funcionamento da cultura durante esse período”, explica o coordenador do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa Acre, Lenine Alencar.


Lenine destaca ainda a importância da participação dos fazedores de cultura no evento. “É importante essa oficina para que os fazedores de cultura se compreendam, pois já é um retorno da Conferência Nacional de Cultura para que a gente possa compreender PNC numa dimensão muito mais ampliada e de participação social, de democratização da cultura, que é um dos ganchos principais nessa caminhada dos próximos dez anos”, salientou.


Para a coordenadora geral de projetos estratégicos do MinC, Sofia Mettenheim, é um momento de aprofundar, com a sociedade civil, debates iniciados na 4ª Conferência Nacional de Cultura e materializar quais são as prioridades para a política cultural para os próximos dez anos.


“É um processo de escuta e de trabalho, de colaboração na construção desse importante conteúdo que vai nortear as ações do sistema nacional de cultura nessa próxima década”, explica ela.


Participarão do evento a secretária dos Comitês de Cultura (SCC/MinC), Roberta Martins, a diretora de Articulação e Governança (DAG/SCC), Desiree Tozi e a coordenadora dos Comitês de Cultura (DAG/SCC), Patrícia Martins.


O Plano define princípios, diretrizes, objetivos e metas que têm impacto direto na vida das pessoas, pois orienta a elaboração e execução de políticas para o atendimento das demandas culturais dos brasileiros e brasileiras de todas as situações econômicas, localizações geográficas, origens étnicas e faixas etárias.


Produtores culturais, gestores, artistas, membros de comitês e conselhos locais podem se inscrever gratuitamente.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido