A cantora Ludmilla se envolveu em uma nova polêmica durante sua turnê Numanice, desta vez em Manaus. A confusão aconteceu quando a artista convidou o Boi Garantido, um dos maiores símbolos da tradicional festa de Parintins e patrimônio cultural brasileiro, para subir ao palco. Contudo, representantes da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido relataram que o boi que apareceu no palco não era o original, mas sim uma imitação, já que o pedido de Ludmilla para a participação da figura oficial havia sido negado pela organização do evento.
Boi “fake” causa desentendimento
A presença da imitação do Boi Garantido gerou desconforto entre os representantes da associação, que são responsáveis por preservar a autenticidade e tradição da festa de Parintins. Esse episódio levantou discussões sobre o uso e a representação de símbolos culturais sem a devida autorização ou envolvimento direto das entidades responsáveis, causando mal-estar entre os organizadores e os fãs da cantora.
Organização se pronuncia
Em nota publicada nas redes sociais, a organização afirma: “A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, por meio de seu presidente, Fred Góes, vem a público esclarecer que o boi apresentado no último domingo (20/10), durante evento realizado na Arena da Amazônia, em Manaus, não se trata do Boi Garantido oficial”.
Ainda completam: “Esclarecemos que, embora a Associação tenha sido consultada, a proposta apresentada pela produção do evento foi recusada. A contratação subsequente de um boi não-oficial ocorreu sem o conhecimento e autorização da Diretoria do Boi Bumbá Garantido”.
Associação afirma que deve processar a artista
Por fim, a Associação afirma que deve tomar medidas legais contra a esposa de Bruna Gonçalves:“Em casos de uso indevido ou participação sem autorização, serão adotadas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis”, conclui o comunicado publicado nos stories do Instagram.