A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) celebrou nesta terça-feira, 22, o aniversário de 80 anos da Rádio Difusora Acreana, em Rio Branco, com a entrega da revitalização do prédio da emissora e de novos equipamentos, mesmo sob chuva. O investimento total da obra foi de quase um milhão de reais.
A Rádio Difusora Acreana foi, por muitos anos, o principal meio de comunicação da região, especialmente nas décadas de 1940 e 1950, quando a população dependia exclusivamente do rádio para notícias locais, nacionais e informações sobre familiares.
Durante a cerimônia, o governador Gladson Cameli (PP) destacou a importância da revitalização: “A Difusora faz parte da nossa história e dos nossos corações. Agradecemos a Deus, à nossa equipe e às parcerias, como a da então senadora e atual vice-governadora Mailza, junto com a deputada Socorro Nery. Esta obra é uma prova do compromisso com a transparência e a comunicação, que salva-vidas,” afirmou Cameli.
Ele ressaltou ainda o papel da rádio em informar comunidades isoladas no Acre: “A nossa Difusora tem um papel fundamental ao orientar e informar aqueles que vivem nos lugares mais distantes.”
A secretária de Comunicação, Nayara Lessa, sublinhou que a emissora é um símbolo da democracia no estado. “Enquanto os veículos de comunicação têm a liberdade para trabalhar, sabemos que sempre teremos democracia. A Rádio Difusora é prova disso, um veículo que, há 80 anos, cumpre um papel social fundamental, trazendo informações sobre saúde, educação e segurança,” disse Lessa. Ela destacou ainda que a rádio é um patrimônio público e um orgulho para a sociedade.
Raimundo Fernandes, diretor da Difusora Acreana com mais de 50 anos de carreira, celebrou o momento histórico: “São 960 meses no ar, 1800 horas de transmissão. Nunca tivemos uma reforma tão completa, com novos equipamentos e infraestrutura.”
A vice-governadora Mailza Assis (PP) ressaltou que a revitalização traz melhores condições de trabalho para a equipe da rádio e melhora a comunicação estadual. “Estou feliz em poder entregar minha emenda de R$ 600 mil, destinada à modernização tecnológica da rádio. A nova estrutura atende a população e facilita os serviços do governo,” destacou.
História
Conhecida como “A Voz das Selvas”, a Rádio Difusora Acreana foi fundada em 1944 e desempenha um papel crucial na comunicação do estado, transmitindo notícias, programas culturais e educacionais. A emissora íntegra o sistema de comunicação do governo do Acre, com 11 estações distribuídas em cidades como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Xapuri, Sena Madureira, Feijó e Brasileia.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Tião Bocalom (PL), o vice-prefeito eleito Alysson Bestene (PP), o secretário de Educação Aberson Carvalho, o secretário de Obras Ítalo Lopes, além de jornalistas e servidores da emissora.