O médico e apresentador Fabrício Lemos entrevistou no programa Médico 24 Horas exibido nesta segunda-feira (21), a conselheira federal do Acre e diretora da Secretaria Geral do Conselho Federal de Medicina, Dra. Dilza Ambros Ribeiro, que afirmou que a única maneira de fixar postos de trabalho médico no interior das cidades é com a criação de planos de carreira.
De acordo com Ribeiro, a baixa disponibilidade de médicos no interior do Acre e em outros estados do país tem relação com a falta de condições de trabalho, mas também da impossibilidade de um segmento de carreira. Ela coordena uma comissão de medicina de fronteira e apresentou à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) um plano para instauração de um piso salarial e plano de carreira para a classe médica.
“Estamos tentando colocar um piso, mas esbarramos muito na questão política, na Câmara e no Senado. Não tem condições de trabalho. Fizemos um plano de carreira para o médico, porque você coloca um médico em Santa Rosa, por exemplo, ele está lá, sozinho, como ele vai fazer carreira lá? Tem que ter carreira nos moldes que tem em outros locais, onde você fica sim um tempo no interior, mas depois vai a outras cidades, porque você casa, tem filhos, os filhos querem estudar. Eu falo do Acre, mas esse plano de carreira é para o Brasil todo. Todo mundo quer trabalhar, mas também quer depois ter a oportunidade de ir a uma capital. Uma hora essa realidade de plano de carreira vai ter que chegar”, disse.
Veja a entrevista completa: