Diversas ocorrências foram registradas em Rio Branco e também no interior do estado nesse sábado, 19, após temporais que destelharam casas e derrubaram árvores.
A época, que compreende o fim do período de verão amazônico e o início do inverno, é marcada pelo fenômeno de chuva acompanhada de ventos fortes, o que costuma deixar um rastro de destruição e perigo para a população.
O ac24horas conversou com a Defesa Civil de Rio Branco sobre quais são as principais dicas de segurança que uma pessoa pode adotar para se proteger durante a ocorrência de um temporal. Conforme Cláudio Falcão, coordenador do órgão na capital acreana, existem vários perigos em potencial, mas um dos principais é a queda de árvores.
“Aqui em Rio Branco, a população tem muita cultura de plantar árvores de grande poste nos seus quintais e em uma ventania elas não resistem e acabam caindo, como aconteceu ontem. Isso é um grande risco em potencial. Em caso de destelhamento, a pessoa que está dentro de casa, verificar que está sendo destelhada da sua casa, procura se abrigar embaixo de algum móvel de casa, pode ser embaixo de uma mesa, embaixo da cama, de maneira que se vier cair algumas telhas, as pessoas da casa não sejam atingidas”, comenta.
Cláudio Falcão afirma ainda que outro grande perigo são as descargas elétricas provocadas pela queda de raios. “Não se abrigar em campo aberto ou então em baixo de árvore, parada de ônibus, postos de combustível, não ficar em baixo da fiação elétrica, em piscinas, campo de futebol, rios, represas, tudo isso também tem que ser evitado. Então, a recomendação número um é que durante o temporal a pessoa se abrigue dentro de um prédio, dentro de casa. Importante fechar as janelas, mas evitar utilizar chuveiros elétricos, telefones com fio, também evitar no momento do temporal. Caso a pessoa esteja transitando em veículo, pode estacionar no local seguro, que também não seja próximo de árvore também, e ficar dentro do carro. Porque caso venha acontecer uma descarga atmosférica, um raio, o carro vai proteger porque funciona como um para-raios”, explica.
O coordenador da Defesa Civil afirma ainda que a residência ainda é o local mais seguro para se proteger durante um temporal. “A gente sabe que essas são dicas difíceis para a pessoa perceber e executar essas manobras de segurança, mas de qualquer maneira precisa estar atento em relação a isso. A sua casa é o seu local mais seguro, mas mesmo assim verifique se não há um risco em potencial próximo, como a possibilidade da queda de árvores e também no caso de começar a destelhar a casa, quando é necessário se abrigar em baixo de algum móvel ou sair da casa e procurar outro local”, detalha.
O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…
A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…
Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…
Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…
Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…