Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bandejão

Cá pra nós: participar de almoço no Restaurante Popular e comer no bandejão é muito pouco para quem tem pela frente, mais de 400 mil acreanos vivendo abaixo da linha de pobreza. Ou a secretária Mailza Assis diz a que veio, ou será novamente engolida pelo processo. Onde está a segurança alimentar vendida pela propaganda midiática?


Causa e efeito
O grande problema da sociedade é só se preocupar com o efeito e nunca com as causas. O Acre viveu no último ano alagação histórica, seca histórica e fumacê histórico. Ninguém cobra providências concretas e só vai voltar a reclamar quando o rio encher ou secar de novo ou ficar impossível respirar.


Qual a lógica?
O usuário do setor de hemodiálise quer a manutenção do serviço na Fundhacre. Sente-se acolhido e bem ali. Por uma suposta questão contábil, a Sesacre e a Fundação Hospitalar querem transferir o serviço para as clínicas privadas. A qual lógica isso obedece?



Números
Esses são os números isolados. Frios. A julgar o SUS apenas por esse critério contábil, é melhor acabar com o sistema. Sem contar que, para os neoliberais de barranco, o SUS “já está privatizado”. Percebe-se que falam isso com certo orgulho.


Nem tchum
A ministra Marina Silva não recebeu a delegação liderada pelo governador Gladson Cameli e o deputado estadual Luiz Gonzaga para tratar do projeto de revitalização do igarapé São Francisco. O debate ficou a nível de bancada, com promessas de apoio pelo governo federal.


Estranha
Tem sido estranha a postura da ministra acreana com relação a revitalização do ‘Velho Chico’. O principal articulador dessa ação é o conselheiro Ronald Polanco. Em setembro, Marina cancelou agenda no lançamento do projeto, deixando o TCE, a Ufac e o governo sem graça na foto.


Corte de gastos
Nesse momento em que o presidente Lula confronta a área econômica para não cortar gastos, postura impactante no mercado, nem o mais otimista gestor apostaria no retorno dessa agenda ambiental com financiamento definido. A agenda foi uma daquelas de “enxugar gelo”.


Assim não JV!
O presidente da ApexBrasil, ex-senador Jorge Viana, parece que incorporou o estilo do vereador Marcos Luz na forma como trata seus adversários políticos. Chamou os gestores do Acre, sem citar nomes, de “incompetentes, preguiçosos e corruptos”. A ira de JV é o suposto fechamento do serviço de hemodiálise, na Fundhacre.



Agenda
Audiência Pública para discutir presença de crianças e adolescentes em evento que integra a Semana da Diversidade não dialoga com os problemas práticos e reais de Rio Branco. Inclusive por isso, apenas 7 votaram. Esse debate cheira a aranha de tão velho.


Carreira solo
O ex-deputado Moises Diniz parece seguir em uma carreira solo no governo. Até para lançar o programa de pesquisa que vai beneficiar mães solos que estão fora do mercado de trabalho, optou pelo isolamento, não convidou nem os parceiros de luxo que financiam o programa, como a deputada federal Socorro Neri, a vice-governadora Mailza Assis, o líder do governo, deputado Manoel Morais e a deputada Maria Antônia.


Tem experiência
O vereador Antônio Moraes, sem chance de concorrer à presidência da Câmara Municipal, deverá compor na chapa de Samir Bestene para a 1ª secretaria da casa.


Será?
O secretário de infraestrutura da prefeitura, Cid Ferreira, garantiu que deverá notificar as empresas para corrigir falhas no programa Asfalta Rio Branco.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição