O atendimento a crianças com necessidades de terapias especiais, como os casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), pela Unimed continua causando polêmica. Após o descredenciamento de pelo menos quatro clínicas, mães alegam que não estão conseguindo as terapias para os filhos, o que pode comprometer o desenvolvimento das crianças.
Uma das mães que relatou dificuldades ao ac24horas é Joseane de Souza, mãe de uma adolescente de 15 anos, que tem uma doença genética. “A minha filha é cadeirante, com doença neurodegenerativa que pode evoluir. Ela faz uso de medicações e não tem condições alguma de exercer suas terapias na parte da manhã, pois não rende nada e o descredenciamento acabou prejudicando as terapias”, conta.
Conforme a advogada Aline Cordeiro, que tem uma filha que também faz terapia, quando as mães procuraram a Unimed em busca de informações, receberam informações de que haviam mais de 1,7 mil vagas disponíveis, tanto nas clínicas credenciadas quanto na rede própria da Unimed que inclui o Instituto Unimed de Terapias e o Centro Especializado. “Só que essas vagas, na prática, elas não existem, quando elas procuraram as clínicas, não há vagas ou não oferecem a capacidade de atendimento com o número de sessões conforme o laudo”, explica.
Conforme a advogada, existem crianças que permanecem sem atendimento. “Algumas crianças ainda estão sem terapias, porque a Unimed não tem condições de ofertar essas terapias conforme os laudos. O grande problema está na redução de horas, na falta de profissionais para atender toda a demanda e muitas crianças ainda se encontram sem as terapias e são casos graves, casos de doenças raras, casos de autismo severo”, afirma.
A Unimed Rio Branco foi procurada. Por meio de uma nota, explicou que todos os pacientes estão sendo acolhidos e que todos os trâmites estão sendo cumpridos, inclusive os acordos com o Poder Judiciário.
Leia abaixo a nota enviada pelo plano de saúde.
A Unimed Rio Branco informa que todos os clientes que necessitam de agendamentos para atendimentos em terapias multidisciplinares estão sendo devidamente acolhidos através do atendimento via WhatsApp, no número (68) 2106-4510, ou presencialmente na Sede Administrativa da cooperativa. Esclarecemos, ainda, que todos os trâmites administrativos e legais foram rigorosamente cumpridos, incluindo os acordos com o Poder Judiciário, no processo de descredenciamento da clínica prestadora.
O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…
A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…
Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…
Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…
Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…