O primeiro degrau profissional para os jovens. Essa é uma das definições que reforça a importância da Aprendizagem Industrial. No Acre, esse processo tem como protagonistas o SENAI/AC, o aprendiz (jovens com idade entre 14 e 24 anos) e as empresas. A junção de tudo isso resulta em uma janela de oportunidades.
Foi nesse contexto que o SENAI/AC lançou, nesta quarta-feira, 16 de outubro, no Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis, o edital de Aprendizagem Industrial para o ano de 2025. O processo seletivo é voltado exclusivamente para atender empresas e oportuniza a contratação de jovens. As inscrições serão abertas no dia 28 deste mês e vão até 24 de janeiro de 2025. São diversos cursos disponíveis e aproximadamente 400 vagas. O edital já está disponível no site senaiac.org.br.
De acordo com Geane Farias, gerente de Educação Profissional do SENAI, todas as empresas cotistas podem acessar o edital e inscrever jovens aprendizes no processo seletivo. “É uma janela de oportunidades para o primeiro emprego de jovens que necessitam tanto ingressar no mercado de trabalho”, pontuou.
Presente ao lançamento do edital, o diretor regional do SENAI, João César Dotto, agradeceu as empresas pela importante parceria. “O SENAI trabalha com educação profissional há mais de 80 anos e está sempre antenado para atender às necessidades e desafios das empresas. A Aprendizagem não é só um cumprimento legal, pois se as empresas olharem de forma estratégica para esse aprendiz, terão futuramente um profissional moderno e de excelência”, acrescentou.
LEGISLAÇÃO DE APRENDIZAGEM
O evento contou com palestra do auditor fiscal do Trabalho, Valdemar Neto Bandeira, que fez uma abordagem sobre a legislação de Aprendizagem. Ele fez um panorama geral sobre a legislação trabalhista do ponto de vista constitucional e o que trata a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como da nova portaria do Ministério do Trabalho em Emprego, de 2023, especificamente sobre a cota alternativa de aprendizagem.
“A legislação já permite uma alternativa para que as pessoas sejam contratadas pelas empresas, mas que possam prestar o serviço em outros lugares, como, por exemplo, em órgãos públicos. Então, a ideia de fazer essa reflexão para que todas as empresas, mesmo aquelas que tenham dificuldades, possam contratar jovens no processo de aprendizagem”, ressaltou o auditor fiscal.
JANELA DE OPORTUNIDADES
Quem também palestrou no lançamento do edital de Aprendizagem 2025 foi a comunicóloga Vanessa Igami, que fez uma reflexão sobre o tema “Empresa + Aprendiz + SENAI: uma janela de oportunidades”. Durante o bate-papo, ela destacou o papel dos jovens aprendizes para o sucesso dos empreendimentos.
“Por isso, é importante frisar a responsabilidade dos líderes das empresas em acolher, direcionar e transformar esses jovens aprendizes, que são o futuro da nossa nação. E o SENAI tem um papel primordial nesse contexto, considerando líderes que educam, instruindo e trazendo de fato o conhecimento para serem empregados nas empresas”, assinalou Igami.
Além de representantes das empresas, o evento contou com a presença da gerente do Instituto SENAI de Tecnologia, Tânia Lúcia Guimarães; e da gerente da Escola SENAI Cel. Auton Furtado, Ofélia Machado. O lançamento do edital da Aprendizagem 2025 foi encerrado com sorteio de brindes.
Assessoria Sistema FIEAC
Conhecido principalmente por ter apresentado o Bom Dia & Cia (1993-2022), no qual torcia para…
Em entrevista ao ac24horas na manhã deste sábado, 23, o ex-governador Jorge Viana falou com…
A deputada federal Socorro Neri (Progressistas) prestou neste sábado, 23, sua homenagem a Flaviano Melo,…
Com o pé já fora da Globo após 43 anos, Galvão Bueno acertou seu primeiro…
Durante o velório do ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal Flaviano Melo, o jornalista Roberto Vaz,…
Em entrevista concedida ao ac24horas na manhã deste sábado, 23, o ex-deputado federal João Correia…