Uma olhada rápida nas ofertas de emprego no último mês mostra algo inédito nos últimos anos: o Acre oferece quase 900 vagas de trabalho por dia. Duas multinacionais com objetivos distintos impulsionaram os índices de ofertas: uma no ramo de hambúrguer e outra de telemarketing.
Falta qualificação
O desafio dos gestores públicos e da iniciativa privada é convencer a juventude a buscar por qualificação. O tema é um grande obstáculo para a inserção no mercado de trabalho. Especialistas apontam duas fortes concorrências: o tráfico de drogas, que oferece dinheiro “fácil” e os “tigrinhos” da vida.
Geração nem-nem
Cerca de um em cada quatro (24%) dos jovens entre 25 e 34 anos no Brasil não trabalha nem estuda, os chamados “nem-nem”. É o que informa o estudo Education at a Glance 2024.
No topo do ranking
Não podemos dizer que vivemos no melhor lugar do mundo, como defendeu Binho Marques, porém, não temos um estado com vagas de empregos “zero absoluto”, sem ter onde trabalhar. Pelo contrário, emprego existe, muitas vezes requer da pessoa requisitos que ela não possui, ou por ineficiência do ensino regular ou mesmo por desinteresse.
Quase consenso
Ninguém assume a fala. Mas, no chamado “campo progressista” (partidos da esquerda regional), todos falam em uma só voz que Jorge Viana deveria observar melhor a cena regional e sair candidato à Câmara Federal. Se a vaidade de JV vai permitir ouvir a sugestão, ninguém sabe. Mas querer voltar à cena fazendo gol olímpico, sem estar com condicionamento físico nem para gol de barriga, é um grande risco de perder mais uma…
Difícil
A única vaga ao Senado – lembrando que pela popularidade Gladson já encomendou até o paletó para assumir a outra cadeira – vai ser uma briga difícil demais. Até mesmo para uma liderança como Jorge Viana.
Manelão ganhou tudo
A eleição em Xapuri mostra como o PT perdeu sua “essência” no Acre. A diferença na cidade foi de apenas 26 votos. Foi a zona rural, que sempre foi um reduto petista, que deu a vitória para Maxsuel Maia. O candidato do deputado Manoel Moraes ganhou em redutos tradicionais do PT, como os seringais Cachoeira e Dois Irmãos. Em sete urnas da zona rural, o candidato petista venceu em apenas duas.
Tomou gosto
Voltando a falar em Xapuri, se a Igreja Católica mantiver o padre Antônio – que foi vice do PT nestas eleições – na cidade, o religioso se torna um potencial candidato nas próximas eleições. Não escondeu durante a campanha que queria mesmo era ter sido “cabeça de chapa” e não padre.
Escuro
E lá vem o debate oco, liderado pelo líder do prefeito na Câmara de Vereadores de Rio Branco, sobre participação de crianças na parada do Orgulho LGBTQIA+. Só rende palco para figuras políticas apagadas. Sem luz.
Composição
Boa fonte da Câmara de Vereadores garante. A composição da realeza da Casa terá a seguinte referência: Raimundo Neném (o mais votado no PL, partido do prefeito) vai lutar para manter a presidência da Mesa Diretora e Joabe Lira na liderança do prefeito.
Conversa
Os demais cargos serão preenchidos a partir dessa referência. As conversas ainda estão por acontecer.
Olha o exemplo
Na entrada da Secretaria de Educação de Rio Branco, uma placa com erro de gramática dá o tom do Ideb. Sem falar na comparação com os indicadores de tempos pandêmicos (já objeto de reportagem neste jornal). Respeitem os vocativos, senhores e senhoras!
Fora do ar
Parece que enterraram uma cabeça de burro na Rádio Difusora Acreana. Ultimamente, a transmissão tem sido apenas pela internet. A voz das selvas não chega nem ao Parque Chico Mendes.
Cerca de 30% dos usuários da operadora de telefone Claro estão sem sinal de rede…
A sessão na Câmara dos Vereadores desta quinta-feira, 21, foi marcada por discursos de pesar…
A Universidade Federal do Acre (Ufac) abriu inscrições para o curso de extensão de formação…
O corpo de Railson Amorim da Silva, sequestrado na terça-feira, 19, após ter a casa…
Estão abertas as inscrições para o curso de mestrado profissional do Programa Nacional de Pós-Graduação…
O anúncio da aposentadoria de Neguinho da Beija-Flor, na quarta-feira (20/11), pegou muitas pessoas de…