O Pleno do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, escolheu as listas tríplices, uma formada por desembargadores Federais e outra por membros do Ministério Público, que concorrerão às vagas deixadas pelas ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães na Corte.
O procurador do MP do Acre, Sammy Barbosa foi o primeiro colocado na votação entre 40 candidatos. Ele recebeu 17 votos no primeiro escrutínio ao lado de Maria Marluce Caldas Bezerra, que também recebeu 17 votos. O terceiro colocado na lista foi Carlos Frederico Santos, com 18 votos no segundo escrutínio.
Apadrinhado pelo ministro do STJ, Mauro Campbel, Sammy pode entrar para história caso o presidente Lula o escolha para ocupar vaga no STJ.
A lista do TRF ficou composta pelos desembargadores Carlos Augusto Pires Brandão – 17 votos (1º escrutínio), Daniele Maranhão Costa – 18 votos (4º escrutínio) e Marisa Ferreira dos Santos – 17 votos (5º escrutínio).
Pela primeira vez, a votação não foi feita por cédulas de papel, mas por um sistema eletrônico. Os ministros foram divididos em cinco grupos, tendo cada grupo se deslocado separadamente para votação em cada um dos escrutínios.
As listas irão ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que indicará os nomes para sabatina na CCJ do Senado. Após aprovação no Senado, os escolhidos serão nomeados e empossados como ministros do STJ.