O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolveu uma lista tríplice para o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) porque um dos nomes incluídos é de um réu pela suspeita de dano ambiental. Apesar de não haver condenação, os ministros consideraram que a existência da ação e a falta de explicações dadas pelo advogado Thiago Amorim dos Santos são suficientes para que ele não preencha o requisito de idoneidade moral.
Agora, o TRE terá que substituir o nome do advogado, mas as demais sugestões poderão ser mantidas. A lista tríplice é formada pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Os nomes são então enviados para o TSE, que verifica se estão preenchidos os requisitos. Caso esteja, a lista é encaminha ao presidente da República, a quem cabe fazer a escolha final.
A vaga aberta em Roraima é uma das duas destinadas a advogados, que precisam ter “notável saber jurídico e idoneidade moral”. Além de Santos, compõem a lista Allan Kardec Lopes Mendonça Filho e André Luis Galdino .
O relator da lista no TSE foi o ministro Floriano de Azevedo Marques, que considerou que os outros dois cumpriram os critérios, mas ressaltou a ação a qual Santos responde. Sua posição foi seguida por unanimidade.
Estão abertas as inscrições para o curso de mestrado profissional do Programa Nacional de Pós-Graduação…
O anúncio da aposentadoria de Neguinho da Beija-Flor, na quarta-feira (20/11), pegou muitas pessoas de…
A criadora de conteúdo acreana Juliana Vellegas, que publicou vídeo em uma rede social alfinetando…
O âncora William Bonner caiu na risada no Jornal Nacional desta quarta-feira (20) após ouvir…
O trânsito vai sofrer algumas intervenções neste domingo, 24, durante a reinauguração do estádio Arena…
A Taxa de Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população…