Menu

Preta Gil fez teste para saber se os irmãos também poderiam ter câncer: ‘Mutação’

Preta GIl. Reprodução/Instagram.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cantora Preta Gil foi submetida a um teste para descobrir se os irmãos dela também poderiam desenvolver um quadro de câncer de intestino. Os médicos investigaram se a mutação nas células da artista, que acabou se transformando num tumor, foi decorrente de uma herança genética ou apenas uma questão isolada do corpo dela. O resultado indicou que não há mutações nos genes da paciente –ou seja, o câncer não é “hereditário”.


Com isso, os familiares da cantora não precisarão se submeter precocemente ao exame de colonoscopia, como seria indicado caso o resultado do teste fosse positivo. Atualmente, para a população em geral sem sintomas específicos, a colonoscopia é recomendada a partir dos 45 anos, com repetição a cada 10 anos.


Bela Gil falou sobre o tema no Saia Justa desta quarta (9), dedicado ao Outubro Rosa –campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A modelo Fernanda Motta, que já teve a doença, e a ginecologista Cecilia Pereira foram as convidadas da noite. Eliana Michaelichen acabou mencionando Preta –que, apesar de ter um outro tipo de câncer, passou por momentos parecidos ao de Fernanda.

Anúncio


“Acho que ela é resiliente, e ela também, de uma certa forma, é prática. Ela encara, ela sabe o que tem que fazer, e essa forma de encarar a realidade talvez ajude de uma certa maneira”, começou a culinarista.


“Por exemplo, essa volta do câncer que ela teve… [Ela descobriu] Por causa de um exame de rotina que ela tinha que fazer. Ela poderia ter colocado isso embaixo do tapete, tipo ‘ah, não, recebi aqui que eu estava bem e tal, já tem quase um ano, vou continuar nessa’. E não, ela foi atrás para ver como ela estava”, cravou ela.


A apresentadora, então, falou no fator genética. “Quando ela teve o primeiro diagnóstico do câncer… Nós, os irmãos, nós fizemos um teste… Quer dizer, fizeram um teste nela para saber mutável, genético, para que a gente fizesse ou não a colonoscopia antecipadamente. Mas aí deu negativo.”


Em outro momento, Tati Machado revelou também estar passando por uma situação de câncer na família. “É muito difícil, porque a gente não sabe muito bem como se comportar. Às vezes, você se preocupa tanto em não chorar, em não mostrar que está frágil… E está tudo bem aquele choro acontecer. Você conseguir administrar isso e entender que você também pode ser frágil.”


Bela admitiu ter dificuldade em lidar com a questão. “Eu sou uma pessoa um pouco difícil… Eu tenho uma dificuldade de lidar com doenças, com morte, não é muito fácil. Eu fico meio deslocada, não sei o que falar. Eu penso: ‘onde eu acho que posso deixar a vida dessa pessoa um pouco mais confortável?'”, refletiu ela.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress