No primeiro turno em Rio Branco foram 140 processos denunciando crimes eleitorais. Os dados são da Polícia Federal. No entanto, não existe ninguém preso no país por causa de corrupção eleitoral.
No topo
O PP fez barba, cabelo e bigode nas eleições da capital. Lidera o ranking dos partidos com maior número de votos e maior bancada na Câmara Municipal da capital, com seis vereadores. O partido teve 41,8 mil votos em Rio Branco. Depois vem o partido do capitão, o PL, com 26,5 mil votos. União (25.7 mil), MDB (20,4 mil) e PSDB (17,2 mil) completam o pódio dos cinco partidos mais votados.
Próximo passo
Passada a ressaca das eleições, o clima na Câmara Municipal de Rio Branco começa a esquentar. Pelo menos três parlamentares reeleitos — Samir Bestene, Fábio Araújo e Antônio Moraes — devem concorrer à presidência da Casa, junto com o atual presidente, Raimundo Neném. Resta saber quem vencerá essa disputa.
Ordem do Palácio
O que esteve por trás da reunião de vereadores do PP eleitos na capital não foi o discurso democrático anunciado pelo vice-prefeito eleito, Alysson Bestene. Dois são os objetivos do partido do governador: eleger Samir Bestene presidente da Câmara Municipal e garantir o retorno de Nabiha Bestene à pasta da educação.
Agora é tarde
Nos bastidores, informações indicam que Marcus Alexandre se reuniu com membros do MDB na segunda-feira, dia 7, para agradecer o apoio de todos. Ele teria se emocionado e chorado diante dos apoiadores. Há também relatos de que ele se arrependeu de ter incluído partidos de esquerda em sua coligação, mas agora segue em frente, já pensando na próxima eleição.
Engenharia
A engenharia política desenhada pelo grupo Bestene nesta eleição visa, lá na frente, a recondução do Zeca à Assembleia Legislativa. Tem também o objetivo de frear os ânimos do velho Boca, que só tem olhos no Palácio Rio Branco após a vitória no primeiro turno. O grupo garante que combinou tudo isso com o “Zero Um”, que assiste de camarote as articulações.
Em tempo:
Chega a informação que Alysson aceitou a demissão da tia Nabiha Bestene no final desta gestão, com a seguinte condição: que ele fique com a indicação de porteira fechada da secretaria de saúde municipal. Não duvidem, as paredes têm ouvidos…
Alô, Semeia!
Em pleno debate sobre mudanças climáticas e a crise hídrica em todo o Acre, o curso de um igarapé no Ramal Benfica, em Rio Branco, amanheceu obstruído por um aterro supostamente construído por caçambeiros. A denúncia é dos próprios moradores da região, que enviaram fotos para redação. O aterro foi construído sem nenhuma licença ambiental, obstruindo o curso das águas no leito do manancial.
Área litigiosa
A expansão da mancha urbana em Rio Branco na região do Benfica já foi fruto de debates intensos sobre a ocupação irregular da área de reforma agrária. Loteamentos ilegais ajudam no aumento da poluição hídrica, o assoreamento do leito e a remoção da mata ciliar no igarapé da região.
Bilheteria
O que os jogos do sub-20 do Flamengo e, posteriormente, do time titular no Arena da Floresta, vão contribuir com o futebol profissional acreano? Qual o custo da vinda de toda delegação rubro-negra. A diretoria do Flamengo vai abrir mão da bilheteria? Os portões serão abertos e a conta creditada para a viúva (o estado). Muitos questionamentos precisam ser respondidos para que tal estratégia não pareça cartolagem.
Diploma sob suspeição
A coligação do candidato derrotado, Marcus Alexandre, vai representar o prefeito eleito Tião Bocalom pedindo a impugnação de seu diploma. O processo é grande e reúne, segundo a banca de advogados contratada, provas do uso da máquina pública. Se o Ministério Público Eleitoral acatar, teremos um terceiro turno em Rio Branco.
Rebeldes sem causa
Na foto, publicada na rede social de Alysson Bestene sobre a reunião com vereadores eleitos do PP, não aparecem as duas vereadoras, Elzinha e Lucileide. Seria o primeiro ato de rebeldia entre os progressistas ou elas não acertaram o endereço do partido? Com a palavra, o articulador Livio Veras.
Não dá liga
Descartem uma aliança de Bocalom com Mailza em 2026, como alguns desinformados comentaram no começo da semana. Mailza será governadora e, pela lei, não pode ser vice de Bocalom. Isso só seria possível se ela renunciar o cargo após Gladson ser desincompatibilizado. Ela vai ser governadora tampão e, como diz o ditado popular, “ninguém larga o queijo pra correr atrás do rato.”
Alan
Alan Rick! Alan Rick! “Abre do olho” , rapaz!
Focos de incêndios
O Acre se aproxima de sua terceira pior marca de queimadas desde 2018. Até a última segunda-feira, dia 7, já são 7.381 focos de incêndios. O recorde foi registado em 2022 (10.347) e 2020 (8.062). Nunca é demais lembrar que o Zero Um prometeu não fechar os olhos para esta situação.
E agora, Marina Silva?
Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a decisão liminar que suspendeu a reconstrução e asfaltamento do trecho central da BR-319. A BR-319 é a única estrada que conecta Manaus a Porto Velho e ao restante do país. A determinação é do desembargador Flávio Jardim, que suspendeu a decisão liminar da 7ª Vara Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM).
Contragosto
Ministra Marina Silva defendeu estudos mais criteriosos para levar obra adiante enquanto travou embate silencioso com o Ministério dos Transportes. Em setembro, após sofrer pressão do presidente Lula, Marina recomendou análise ambiental para a obra.
Carga pesada
Internautas de plantão que adoram zoar, dizem que a turma que embarcou na balsa rumo a Manacapuru é tão pesada, que até um porto em construção desabou, engolindo embarcações. Muita maldade.
Triste coincidência
De fato, um acidente ocorreu em Manacapuru com o desabamento de parte da estrutura do Porto da Terra Preta. Barcos que estavam ao redor foram atingidos pelos destroços do barranco. 09 pessoas estão desaparecidas desde a última segunda-feira, dia 7.
Plataforma X
A plataforma X, antigo Twitter, foi desbloqueada e volta com tudo nas eleições do segundo turno de 52 cidades em todo o país. Quarta maior rede social do Brasil, com aproximadamente 22 milhões de usuários brasileiros, para analistas políticos, o X pode ajudar na liberdade de expressão, discussão de ideias políticas e desconstrução de Fake News.
Com quem falo?
O povo da língua grande afirma que já fica em dúvida se no caso de alguns vereadores eleitos é melhor conversar com o próprio ou com o seu padrinho político, decisivo para a conquista do mandato. A saber: Elzinha Mendonça/Aberson Carvalho (secretário de Educação); Felipe Tchê, (o pai, secretário de Agricultura); Aiache/Pedro Pascoal, (Secretário da Aaúde), Bruno Moraes (deputado Calegário) e Lucilene da Droga Vale (o esposo, André).
Vai voltar
Gabriela Câmara deve voltar à direção do Iteracre. É justo. Com a votação que teve, conseguiria ser eleita em qualquer outro partido, mas ficou na chapa da morte do PP a pedido do governador.
Quietinha
Sem muito alarde, a diretora-presidente do Detran, Taynara Martins, conseguiu eleger o desconhecido Matheus Paiva a vereador em Rio Branco. É outro estreante na política que ninguém sabe como vai ser sua atuação. Tomara que seja uma boa surpresa.
Em nome da paz
O deputado Gilberto Lira fez um belo discurso na Aleac sobre a “pacificação da Faixa de Gaza”, como foi apelidada a eleição em Sena Madureira. Resta saber se o amor entrou nos corações de Mazinho Serafim e Gerlen Diniz, que não negam o ódio que sentem um do outro.
Faltou o professor
Petecão recebeu a maldição do Professor Coêlho e saiu menor que o Montana da eleição. Já Coêlho ganhou em Feijó e Tarauacá, enquanto o Peteca não elegeu nem seu anão, fiel escudeiro.