A suspensão proferida pela 7a Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas foi derrubada nesta última segunda-feira (7) pela primeira turma do Tribunal Regional Federal – TRF, e as obras de infraestrutura na BR-319 no trecho entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO) serão retomadas.
Conforme a petição que havia paralisado a obra, existem questões preocupantes como possíveis desmatamentos e exploração ilegal de madeira, porém, segundo a Justiça Federal, a União já se comprometeu com uma série de ações visando a mitigação desses impactos.
Estão inseridos no projeto do Governo Federal, a construção de portais de fiscalização para combater o contrabando de madeira ilegal na Amazônia, além da criação de bases da Polícia Federal, da Polícia Civil e de órgãos de fiscalização das secretarias estaduais de fazenda, inspeção sanitária, Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO.
Com isso, a obra retoma e segue como uma das prioridades do Governo Federal, que deseja entregar o serviço até o final do mandato do presidente Lula.