Categories: Cotidiano Notícias

Bocalom promete investigar morte de peixes e penalizar autores de crime ambiental

Por
Saimo Martins

Após moradores da região da Estrada do Quixadá, em Rio Branco, relatarem cenas preocupantes de peixes lutando por oxigênio na superfície do Igarapé Judia e várias espécies mortas, o prefeito Tião Bocalom (PL) visitou pessoalmente o local nesta quarta-feira, 9, para avaliar o desastre ambiental. Na ocasião, ele pediu a coleta de amostras de peixes e água para uma investigação detalhada.


“Presenciei cenas de cortar o coração; vi de perto o impacto desse desastre ambiental que está afetando nosso Rio Acre. Uma grande quantidade de peixes, como arraias, jaús e até espécies mais resistentes à poluição, como o cascudo, conhecido popularmente como ‘bodó’, foram encontrados mortos. Inclusive, caranguejos, que são crustáceos muito resistentes, também foram achados mortos. Estamos tomando as medidas necessárias, coletando os peixes mortos e amostras da água para análise laboratorial e identificar a causa”, declarou Bocalom.


O prefeito lembrou que, em 2019, um desastre semelhante ocorreu, com peixes mortos sendo noticiados, mas sem nenhuma medida concreta adotada. “Dessa vez, vamos buscar a causa e, se houver responsáveis, podem ter certeza de que tomaremos todas as providências legais para responsabilizá-los. Nosso povo quer respostas, e nós vamos buscá-las”, afirmou.


O chefe do Executivo Municipal garantiu que os responsáveis pelo crime ambiental na região serão punidos e criticou a gestão anterior por não ter resolvido o caso em 2019. “Estamos tristes com a situação, mas estamos tomando todas as providências necessárias. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está coletando os animais mortos e amostras de água para enviar ao laboratório e identificar a causa. Estamos verificando cada situação no local para entender o que causou o desastre. Não vamos esconder nada. Em 2019, aconteceu a mesma coisa; houve reportagem e ninguém ficou sabendo o que realmente aconteceu. Isso era comum antes, esconder desastres ambientais. Nós não vamos fazer isso. A população precisa saber a verdade, sem mentiras. Assim que tivermos o resultado, se houver culpados, eles serão punidos conforme a lei. Não vamos tolerar um crime ambiental desse porte”, concluiu.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Destaque 3

Aos 92 anos, dona Josefa encanta com dança e espírito de jovem na Praça da Revolução

Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…

24/12/2024
  • Famosos

Ludmilla perde processo em caso de racismo e se manifesta: ‘Jamais desistirei’

Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…

24/12/2024
  • Destaque 2

Futebol com roupas femininas: confraternização entre amigos vira show de bom humor no Quinari

A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…

24/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima recebe alta após adiar show por internação

Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…

24/12/2024
  • Acre 01

Gladson deseja Feliz Natal em mensagem de esperança: “Que Deus nos proteja”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…

24/12/2024
  • Televisão

Gargalhou! Bocardi cai na risada após idosa revelar desejo inusitado para o Natal

Uma idosa roubou a cena no Bom Dia São Paulo desta terça, 24/12. Dona Eva…

24/12/2024