Categories: Política

Gladson sai “gigante” com vitória em 15 cidades e pavimenta caminho ao senado

Por
Leônidas Badaró

As eleições desse domingo, 6, consolidaram o atual governador Gladson Cameli como a maior liderança política do Acre na atualidade. Seu partido, o PP, vai comandar 15 das 22 prefeituras do estado, conseguindo vencer nos cinco maiores colégios eleitorais do estado.


Além da vitória em Rio Branco, com a reeleição de Tião Bocalom, Gladson “ganhou” a eleição em Cruzeiro do Sul, com a reeleição de Zequinha Lima e Tarauacá, com o médico Rodrigo Damasceno. Em Sena Madureira, o PP vai ter como prefeito a partir de janeiro, o deputado federal Gerlen Diniz, o partido ainda venceu em Brasileia com Carlinhos do Pelado.


Fora os cinco municípios mais populosos do Acre, Gladson conseguiu a vitória em outros 10 municípios. Xapuri (Maxsuel Maia), Assis Brasil (Jerry Correia), Jordão (Naudo Ribeiro), Manoel Urbano (Toscano Veloso), Valdélio Furtado (Marechal Thaumaturgo), Mâncio Lima (Zé Luiz), Camilo Silva (Plácido de Castro), Máximo (Porto Acre), César Andrade (Porto Walter) e Rosana Gomes (Senador Guiomard).


A força política de Cameli foi demonstrada em “viradas” de eleições onde seus aliados não eram favoritos, mas conseguiram mudar o jogo na reta final. Em Brasileia, a ex-prefeita e ex-deputada, Leila Galvão, era apontada como favorita, mas acabou derrotada por Carlinhos do Pelado por uma diferença de pouco mais de 700 votos. Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, a ex-deputada federal Jéssica Sales apareceu à frente em todas as pesquisas. No entanto, as urnas mostraram uma diferença de apenas 197 votos para Zequinha Lima, reeleito.


“Os resultados das urnas celebram o estado democrático de direito. O Acre foi às urnas, expressou sua vontade e ela prevaleceu. Tivemos excelentes resultados, mas eles são fruto do trabalho de muitos, pois, como eu sempre digo: ninguém faz nada sozinho”, pontou o governador.


Com o fortalecimento do Progressistas, Cameli pavimenta a sua vontade de retornar ao senado nas eleições de 2026 com um amplo apoio na maioria dos municípios do Acre.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Acre 01

Fora do pódio, acreanas celebram final inédita em concurso nacional de café

Pela primeira vez na história da Semana Internacional de Café (SIC), produtoras acreanas participaram da…

22/11/2024
  • Televisão

Vídeo: “Não tá cantando mais”, dispara Cariúcha sobre Zezé Di Camargo

Não é de hoje que os fãs perceberam algumas alterações na voz de Zezé Di…

22/11/2024
  • Acre

Marina é a primeira a votar nas eleições da OAB-AC: “vamos ter uma mulher”

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) ocorrem durante toda esta…

22/11/2024
  • Acre

Flamenguista ‘roxo’, Gladson vai torcer pelo Santa Cruz no domingo

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), declaradamente flamenguista, mostrou nesta sexta-feira, 22, o seu…

22/11/2024
  • Acre

Governo pede que torcedores cheguem cedo ao Arena da Floresta

O amistoso entre Flamengo Sub-20 e Santa Cruz (AC), que vai ocorrer neste domingo, 24,…

22/11/2024
  • Extra Total 2

Campus Tour 2024 leva mais de 1,5 mil estudantes para conhecer cursos da Uninorte

O Centro Universitário Uninorte realiza mais uma edição do Campus Tour 2024, que acontece nesta…

22/11/2024