Nenhuma cidade do Acre tem o nível de qualidade do ar “bom” neste domingo (6) de eleições municipais. A intensa fumaça que voltou a pairar nos céus desde a última quinta-feira (3), no estado, ainda não se dissipou. As informações são da plataforma IQAir, que mede a qualidade do ar em todo o mundo.
De acordo com as informações da plataforma, Rio Branco tem o pior índice de poluição no ar do estado e do país, com 185.1µg/m³ (microgramas de material particulado por metro cúbico). Em Porto Acre o registro é de 136.6µg/m. Nestes dois municípios a classificação é de ar “muito insalubre”, com recomendação é para que não seja feito exercícios físicos em áreas externas, que se faça o uso de máscaras e de purificador de ar, e que as portas e janelas das residências permaneçam fechadas.
Em Xapuri, a poluição no ar registrada é de 123.8µg/m³; em Manoel Urbano, 90.9µg/m³; em Feijó, 92.6µg/m³. Nestes três municípios a classificação de risco em relação à poluição é de “insalubre”.
Em Tarauacá, que tem o aeroporto fechado por conta da fumaça, a qualidade da poluição no ar é de 44.9µg/m³. Em Cruzeiro do Sul o índice é de 34.3µg/m³.