Categories: Blog do Crica Editorial

A quem interessa?

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

A nota do PT nacional, na véspera da eleição, apoiando o candidato do MDB a prefeito de Rio Branco, para os coordenadores de campanha de Marcus Alexandre, deu munição para a campanha do Bocalom colar a imagem de Marcus a seu ex-partido. Para os mais próximos, o motivo é bem claro: a estratégia de Bocalom é tentar enganar o eleitor de centro-direita que é simpático a Marcus Alexandre. Avaliam, que este foi último ato de Bocalom tenta para derrubar a popularidade de Marcos Alexandre. Seria medo de ele voltar a ser prefeito e fiscalizar a gestão atual?


NÃO SE DORME COM INIMIGO


A NOTA do PT, numa clara tentativa de colar a imagem do candidato Marcus Alexandre (MDB) no antigo partido – por raiva deste ter deixado a sigla — partiu de seus caciques que passaram longe da campanha e ficaram em seus gabinetes em Brasília, torcendo pelo derrocada do ex-companheiro. Foi uma clara vingança. Tentar lançar a candidatura do Pastor Henry Nogueira a prefeito pelo PSOL, já tinha sido uma destas artimanhas da turma dos cuecas apertadas do PT. Numa eleição não se dorme com o inimigo, e a Nota do PT deixou isso bem claro. Os cabeças brancas do MDB, que avalizaram a patranha com o PT, não podem dar um pio sobre o presente que este deu ao Tião Bocalom na reta final de campanha. Os cabeças brancas somente acordaram com a Nota, de que na política não se dorme com o inimigo, com a divulgação do documento. Agora não tem nem choro e nem vela por terem deixado o Cavalo de Troia entrar no castelo. O Bocalom, Márcio Bittar e companhia limitada devem estar esfregando as mãos de alegria com o desfecho da Nota do PT, e com a mais justa razão. Afinal, foi um tiro de bazuca na campanha do MDB de ficar longe do PT. Viu, Flaviano Melo e companhia limitada…


MAIS ACALORADA


NA escolha de quem vai ser o novo Papa, as discussões são mais acaloradas do que as dos candidatos à PMRB, no debate da TV-ACRE. Foi chato, enfadonho, enfim, deu sono.


PROVA DE FORÇA


O CANDIDATO a prefeito de Senador Guiomard, Gilson da Funerária (PSD), mostrou ontem numa manifestação com grande participação popular, que não está morto, como garante um instituto de pesquisa caseiro.


TUDO OU NADA


AMANHÃ, não é apenas o Dia D para os candidatos a prefeito de Rio Branco, mas, também, para os institutos de pesquisas. Ou sairão da eleição com a credencial de acertarem o resultado, ou, então, desmoralizados.


ESPERAR AS URNAS


EMBORA as pesquisas apontem uma boa vantagem para o candidato Gerlen Diniz (PP) sobre Gilberto Lira (UB), na disputa da prefeitura de Sena Madureira, como se trata da nossa Faixa de Gaza – onde tudo pode acontecer – vou esperar abrir as urnas.


GANHOU EM TODAS


QUEM entra com credencial alta na eleição de amanhã para a prefeitura de Feijó, é o Delegado Railson Ferreira (REPUBLICANOS), que liderou folgado todas as pesquisas até o momento. Cara nova na política.


TUDO PODE ACONTECER


NA TERRA do abacaxi grande – Tarauacá – o candidato Rodrigo Damasceno (PP) tem liderado as pesquisas; mas é bom ninguém comprar a cerveja por antecipação, por a prefeita Neia (PDT) ser competitiva. É o que ouço de quem conhece bem aquele colégio eleitoral.


NÃO CREIO


NÃO CREIO que a eleição para a prefeitura de Rio Branco seja decidida no primeiro turno, como já comemoram apoiadores do prefeito Bocalom. A cidade tem grotões onde os institutos não alcançam. Continua sendo uma eleição a ser disputada.


CORREU SOLTO


O PREFEITO Tião Bocalom é um candidato que tem muitos flancos abertos, mas que foram poucos explorados pelos adversários ao longo da campanha. Os seus adversários foram camaradas, e cresceu vendendo um tabuleiro de promessas antigas. Na política se aprende no Jardim da Infância, que não se dá água a adversário com sede. O candidato Marcus Alexandre (MDB) deve ter gazetado a aula da matéria.


FALTOU HUMILDADE


FALTOU humildade ao prefeito Tião Bocalom ao não se desculpar publicamente, pela maneira agressiva como tratou a repórter da TV-ACRE, por fazer uma pergunta que não lhe agradou. A humildade é uma virtude.


DOIS MALUCOS


EM SÃO PAULO, temos dois malucos disputando a eleição para prefeito, e com chance de ganhar: o extremista de esquerda Boulos (PSOL) e o extremista de direita Pablo Marçal (PRTB). Péssimos exemplos para a política. Este é o nosso País.


DISPUTA MUITO DURA


TEREMOS neste domingo, em Cruzeiro do Sul, uma disputa muito dura pela prefeitura do município: a médica Jéssica Sales (MDB) contra o prefeito Zequinha Lima (PP), que tem as máquinas do governo e da prefeitura, e os caciques da política cruzeirense. Se ganhar, ela terá dado uma prova de prestígio pessoal.


SEM CONCORRENTE


EM ASSIS BRASIL, o prefeito Jerry Correia (PP) vai para as urnas, amanhã, com amplo favoritismo de se reeleger com uma ampla maioria.


OUTRO FAVORITO


OUTRO amplo favorito na eleição de amanhã, é o prefeito de Santa Rosa, Tamir de Sá (MDB), que disputará uma reeleição em que só num fato extraordinário, deixará de ganhar.


NA LISTA DOS FAVORITOS


OUTRO que corre leve na eleição de amanhã, é o candidato do PP, César Andrade, que disputa como favorito a prefeitura de Porto Walter.


VOLTA POR CIMA


NO BUJARI, as pesquisas apontam como o candidato mais forte para ganhar a prefeitura, o ex-prefeito petista Michel Marques (UB), que teve uma gestão desgastada. Seu concorrente, é o prefeito Padeiro.


CHICÃO DA DISTRIBUIDORA


QUEM ENTRA muito forte nesta reta final de campanha, na disputa pela prefeitura de Mâncio Lima, é o Chicão da Distribuidora (MDB). Zé Luiz (PP), é o seu adversário.


FATO INTERESSANTE


UM FATO interessante na eleição para a prefeitura de Mâncio Lima, é que dividiu dois irmãos: o ex-deputado Jonas Lima apoia a candidatura de Chicão da Distribuidora (MDB); enquanto seu irmão, o prefeito Isaac Lima (PP), tem como candidato o empresário Zé Luiz (PP).


VOTA EM CRUZEIRO


O GOVERNADOR Gladson deve votar em Cruzeiro do Sul, onde passará todo o dia da eleição. Cameli apoia a reeleição do prefeito Zequinha Lima (PP).


CADA UM NO SEU QUADRADO


A POLÍTICA tem os seus encantos pelo exercício do contraditório. O prefeito Bocalom (PL) apostando que ganha no primeiro turno; e o pessoal do Marcus Alexandre (MDB), que teremos segundo turno com ele chegando na frente no primeiro turno.


PAUSA PARA A ELEIÇÃO


O BLOG só volta na próxima semana, mas vamos ajudar na cobertura eleitoral do dia da eleição, que será feita pela equipe do ac24horas.


FRASE MARCANTE


“A política é a arte de pedir votos aos pobres, pedir recursos financeiros aos ricos e mentir para ambos”. Antônio Ermírio de Morais.


DESMONTANDO A LÓGICA


COM um debate agressivo – na maioria das vezes covarde e em cima de mentiras – ainda assim o candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), desmontou os candidatos do sistema. Uma prova que o eleitor consciente, que gosta de um debate em alto nível, é minoria numa eleição.


MULHERES NA DISPUTA


THAÍS América (MDB), Sirlene Cruz (MDB), Elzinha Mendonça (PP), Gabriela Câmara (PP), Milita (PP), Lucilene da Droga Vale (PP), Lana Vaz (PSDB), Degmar Kinpara (PSDB), Lene Petecão (UB) Sheila Andrade (PL), Márcia Barbosa (REPUBLICANOS), Lorena (REPUBLICANOS), Shirley Torres (PV), Camila Cabeça (PT), são algumas das mulheres, entre outras, que disputam um mandato de vereadora. Lugar da mulher é onde quiser, inclusive, na política.


DEMOCRATICAMENTE


ASSIM, como foi publicado neste espaço a pesquisa do DELTA – dando a vitória da Leila Galvão (MDB) na disputa da prefeitura de Brasiléia; democraticamente, publicamos a do Data Control que apontou o candidato Carlinho do Pelado com 48% contra 38,4% da Leila Galvão. Amanhã, vamos saber de fato qual é a vontade do eleitor.


ENCONTRO CURIOSO


O QUE tanto conversavam depois da Procissão de São Francisco, em Brasiléia, os candidatos a prefeito Leila Galvão e Carlinho do Pelado, tendo ao lado o marido da Leila, o Nelson Moreira? Quem viu a cena ficou curioso pelo longo papo.


BOA ELEIÇÃO!


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Destaque 2

Vereador eleito no Acre é condenado por violência doméstica

O vereador eleito Rosildo Cassiano Correa, 46 anos, do PSD de Porto Walter (AC), foi…

21/11/2024
  • Blog do Crica

O velho lobo partiu

Chora o MDB, chora a política, chora o Acre, com a partida do Velho Lobo…

21/11/2024
  • Cotidiano

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (21) a parcela de novembro do novo Bolsa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Sine oferece 219 vagas de emprego nesta quinta-feira no Acre

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 219 vagas de emprego nesta…

21/11/2024
  • Cotidiano

Quinta-feira será marcada por sol entre nuvens e pancadas de chuva

A previsão do tempo para esta quinta-feira, 21, indica instabilidade no Acre, com alta probabilidade…

21/11/2024
  • Acre

Rio Acre mantém subida e ultrapassa os 6 metros na capital

O Rio Acre continua subindo de forma vertiginosa nos últimos dias. Em relação à medição…

21/11/2024