O programa de TV e rádio de Zequinha Lima, em Cruzeiro do Sul, nessa quinta-feira, 3, abordou a agressão pessoal cometida contra ele pela candidata adversária, Jéssica Sales. Zequinha e sua assessoria avaliam que o nível do debate caiu desde que Vagner Sales passou a comandar a campanha da filha.
Segundo a assessoria jurídica de Zequinha, a candidata Jéssica Sales cometeu o crime de injúria racial ao veicular uma fala em que o prefeito é chamado de ‘cara de macaco. Zequinha foi à Polícia Civil e denunciou à candidata Jessica Sales e não a humilde senhora, que foi usada na campanha.
“Meus amigos e minhas amigas, eu respeito os cruzeirenses, principalmente os mais humildes, porque também sou filho de uma família humilde. Infelizmente, nessa campanha, a doutora Jéssica Salles, filha do poderoso chefão Vagner Sales, se aproveita de pessoas mais simples para me atacar. Isso é uma covardia, principalmente com essas pessoas humildes, que você, doutora Jéssica, engana e manipula. Agora você usou uma idosa para me chamar de cara de macaco. Doutora Jéssica, a senhora não mora aqui. As pessoas pouco lhe conhecem. Todos conhecem o jeito ignorante do seu Vagner Sales de tratar as pessoas. Mas agora as pessoas estão lhe conhecendo, doutora Jéssica. Uma política manipuladora e racista. O tempo do coronel passou. E Cruzeiro do Sul não vai aceitar o tempo do racismo”.
Conhecido por sua arrogância e por dirigir ataques pessoas aos adversários, Vagner pode ser o responsável pela mudança de tom da adversária, o que suscita especulações de que a candidatura de Jessica seja de fato apenas uma forma de Vagner, que é inelegível por seus muitos crimes de corrupção, retornar à prefeitura.
Zequinha, por sua vez, é conhecido por sua humildade e respeito com que trata a todos.
Os depoimentos de populares no programa reforçam as características pessoais do candidato Zequinha, como seu caráter, humildade e respeito.
Cidade limpa
O programa retratou ainda as imagens de uma cidade bem cuidada, resultado de uma administração comprometida com o bem-estar dos cruzeirenses. A gestão de Zequinha deixou limpos e livre de lixo diariamente, 38 bairros, 19 avenidas, 7 vilas e 9 conjuntos habitacionais do município. Recolheu 1.720 mil toneladas, por mês, de lixo doméstico e 6 mil toneladas de entulho.
A limpeza pública de cruzeiro do sul inclui a coleta de resíduos sólidos e entulhos;roçagem;capinação; desobstrução de córregos e bueiros e varrição de vias e logradouros. Com o ecoponto de coleta seletiva, a prefeitura é duplamente premiada.
A prefeitura colocou 500 containers por todos os bairros para facilitar o recolhimento de lixo, além de outras inovações, como o Ecoponto e as super-garrafas para recolher garrafas pets. “Muitos não lembram como tinha pneus velhos pela cidade formando foco de dengue. A prefeitura mandou mais de 37 mil pneus usados para reciclagem fora do estado”, disse o narrador.
O programa também abordou a valorização profissional dos servidores da limpeza municipal. “Zequinha valoriza quem faz a cidade mais limpa e saudável, nossos garis e margaridas. E vai seguir melhorando salários e condições de trabalho. Zequinha mora aqui, é um cara simples e está com o povo para fazer Cruzeiro do Sul cada vez melhor”.
“Então para mim esses quatro anos foram a melhor coisa do mundo. A gente tem que estar do lado, quem está do lado da gente. Eu tenho que agradecer muito esse homem, porque Zequinha não é um prefeito não, como todo mundo fala, é um pai”, disse a servidora da limpeza, Sirleia Gomes.
A parte final do programa exaltou a adesão popular à candidatura de Zequinha, que somente tem crescido ao longo da campanha: “A campanha do Zequinha tem os maiores atos de apoio popular que já aconteceram em Cruzeiro do Sul. Começou na convenção, no complexo esportivo, uma multidão festejou a chapa Zequinha e Delcimar. No começo da campanha, um bandeiraço do Zequinha juntou tanta gente que virou uma caminhada pelo centro da cidade, com arrastão pelos bairros e a caminhada da União”Foi o maior ato de campanha até então já realizado em Cruzeiro do Sul. Agora, na reta final, foi a vez da carreata do Onze e a turma se superou. O povo fez uma festa sem igual, vibrando nos carros e motos, nas calçadas e nas ruas. Ficou difícil de saber o que foi maior, a caminhada ou a carreata. O que importa é que todos esses atos fazem a campanha de Zequinha a mais bonita, a mais popular que Cruzeiro do Sul já teve. E ainda vai ter o comício do dia 3 no centro da cidade. Leve sua família, leve sua bandeira”, concluiu o narrador do programa de Zequinha Lima e Delcimar Leite.