Menu

Pesquisar
Close this search box.

O voto vendido

Daria até uma peça publicitária bem-humorada mostrar a velha modalidade de compra de votos nominada como total flex. A saber: alguns postos de combustíveis estão na mira da Polícia Federal. Não é nenhuma novidade a troca de votos por requisições de gasolina, álcool e diesel. Um deles, na região do Segundo Distrito, já recebeu a visita dos “meninos” da PF.


Essa é boa!
Piada de um gaiato leitor da coluna. “Nos dias mais perto da eleição, tenho medo de andar até com a lista de compras do supermercado”. O enxerido faz menção às famosas listas de compra de votos que já estão rolando em toda a cidade.



Clima hostil
A cidade do Bujari enfrenta um clima de tensão à medida que se aproximam as eleições municipais. A disputa entre os candidatos Michel e Padeiro tem se intensificado, com seus apoiadores frequentemente entrando em confronto durante as agendas de campanha, criando um ambiente de animosidade.


Os Pablos da vida
Quem pensa que está se livrando dos cortes de Pablo Marçal nas redes sociais, aguardem. Analistas políticos afirmam que em 2026 terão várias réplicas do estilo controverso, agressivo, desrespeitoso e com falta de compostura do coach. É a chamada “economia da atenção” em alta, mecanismo que mais promove visibilidade e monetização.


Férias coletiva?
Uma rápida vistoria nas edições do Diário Oficial dá para ver muita gente do estado e da prefeitura de férias. Uso da máquina pública? Não, essa é a forma de legalizar participação em tempo integral desses servidores na campanha.


Risco de morte
Dizem que uma imagem fala tudo. A foto em destaque mostra duas situações rotineiras. A primeira expõe a necessidade de segurança dos lojistas do centro da cidade que vêm investindo alto contra a marginalidade; a segunda, a falta de fiscalização pelo Ministério do Trabalho para o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).


Mailza vai abrir a boca
Dizem que a vice-governadora Mailza Assis deve se manifestar publicamente sobre seu relacionamento com Madson Cameli após o resultado final das eleições municipais. Pré-candidata ao governo em 2026, a ex-senadora quer colocar um ponto final nas especulações do caso. A vice não é vista ao lado de Madson desde o indiciamento do namorado em agosto.


Acima da média
Climatologista da Ufac Rafael Coll Delgado apresenta modelo climático que mostra valores acima da média normal de chuva entre janeiro e março.


800 pneus
Os 800 pneus retirados do Rio Acre deveriam desautorizar críticas contumazes a qualquer governo ou prefeituras de cidades banhadas por ele. No mínimo, nos colocam no mesmo nível de algozes de quem peleja por matá-lo.


Meia-boca
Fora do cenário armado no Afa Jardim, principais candidatos do Solidariedade distribuem propaganda sem apoio a Bocalom. Pelo menos é o que fica claro no santinho de Renê Fontes. É o famoso apoio meia-boca? Como se explica isso Afonso Fernandes?


Prazo de validade
Para Fernanda Hassem, Mazinho Serafim, Bira Vasconcelos e Isaac Lima, o ano de 2024 marca o fim de um ciclo. O teste das urnas é de transferência de votos para supostos sucessores. Depois? Depois nem tapinha nas costas. Essa é a realidade nua e crua para quem perde o poder da caneta azul.


Ayahuasca
Com o Imac sem servidores sequer para combater as queimadas, feitores de Ayahuasca no Juruá estão explorando o cipó e a folha sem estarem cadastrados junto ao órgão, como determina a resolução estadual. Denúncia feita aos órgãos controladores dão conta da saída de toneladas dos produtos sem o devido manejo florestal.



Ele tá no game
Embora a gestão de Tião Bocalom afirme que Frank Lima não desempenha oficialmente o papel de coordenador da campanha de Bocalom, os bastidores apontam outra realidade. Lima tem sido o responsável por coordenar as estratégias eleitorais e, em diversas ocasiões, representa o prefeito em manifestações públicas.


Quem te viu…
Ufac praticamente alheia ao debate público sobre eleição. Promoveu um debate morno, sem participação da comunidade acadêmica, e só. Ah… não! Teve uma “análise”, coordenada por dois professores da instituição. Contente-se com isso!


Custo
Os “meninos velhos”, que entendem a vida como uma grande tabela Excel, devem estranhar o TRE tendo que despachar helicópteros nesta quinta com urnas para regiões isoladas. “Quanto custa um voto desses?”, perguntam, indignados.


Erro
Quem enxerga o processo eleitoral apenas como uma conta aritmética usa a ciência errada para analisar o processo.


Bola murcha
O secretário Ney Amorim, a exemplo do Carlão, não conseguiu dizer a que veio frente a uma gestão tão importante como a de esportes. A pasta há muito não repete o movimento criado pelo advogado Junior Santiago na primeira gestão Cameli.


Obras no centro
Internauta pede à coluna para a presidente do Deracre, Sula Ximenes, explicar a paralisação nas obras do Novo Mercado Velho, na encosta do rio Acre e revitalização da “pinguela” do Jorge Viana [quis dizer passarela Joaquim Macedo]. Fica o espaço.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição