Menu

STF pode forçar municípios do Acre a investir R$ 797 milhões em creches

Foto: Ilustrativa/reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os municípios do Acre podem ser forçados a desembolsar até R$ 797 milhões anualmente para garantir vagas em creches para todas as crianças de 0 a 5 anos, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida pela obrigatoriedade imediata desse serviço. O julgamento, que acontece nesta semana pela Corte Suprema, visa assegurar o direito constitucional de acesso à educação infantil em todo o Brasil.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o impacto nas finanças dos municípios acreanos seria severo. Atualmente, das 66.978 crianças de 0 a 3 anos no Acre, apenas 11.593 estão matriculadas em creches, deixando 55.385 crianças sem acesso ao serviço. A obrigação de criar vagas para todas as crianças dessa faixa etária exigiria um esforço financeiro gigantesco dos cofres municipais.

Anúncio

O possível desembolso, conforme o estudo, vem em um cenário em que os municípios já enfrentam dificuldades para atender às demandas da educação infantil. Embora a Constituição Federal obrigue as prefeituras a oferecer creches e o governo repasse recursos para isso, a estrutura disponível hoje está longe de atender a totalidade das crianças que precisam desse serviço.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.