Menu

Viúva e filhos de Chico Mendes perdem processo e Globo pode reprisar minissérie

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O recurso movido pela viúva e filhos do líder seringalista Chico Mendes (1944-1988) contra a Rede Globo, foi negado nesta terça-feira (1) pela 4ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade. A família pedia indenização de R$ 20 mil por danos morais em razão da exibição da minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”, além de 0,5% dos lucros obtidos pela emissora com a produção.

Gravada no Acre e exibida em 2007, a série retrata o passado do estado em três fases, sob a perspectiva das principais personalidades históricas acreanas. Com a decisão do tribunal superior, a Rede Globo fica autorizada a reprisar a série na TV ou disponibilizá-la em sua plataforma de streaming, o Globoplay. Da decisão não cabe recurso.

Anúncio

A série “Amazônia” é dividida em três fases: a primeira retrata a história de Luís Galvez, fundador do estado do Acre; a segunda aborda os líderes da Revolução Acreana, Plácido de Castro e os irmãos Leandro e Augusto Rocha; e a terceira conta a trajetória do seringueiro, líder sindical e ambientalista Chico Mendes. A família alega que a emissora abordou a história de Chico sem autorização e de forma inverídica.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.