O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), participou de uma reunião nesta terça-feira, 1º, com empresários da Associação Comercial do Acre (ACISA) para debater projetos relacionados a captação de água e saneamento, trânsito e mobilidade urbana, tributação municipal, revitalização do centro da cidade e educação financeira.
Segundo Marcus Alexandre, o encontro foi uma oportunidade para discutir a importância das áreas comerciais nos bairros, além de abordar temas como a aprovação de projetos, desburocratização e compras governamentais, que têm o objetivo de gerar emprego e renda. “A prefeitura deve ser sempre uma parceira dos empresários para ajudar a viabilizar os projetos, aprovar investimentos e fomentar a geração de emprego e renda. Discutimos aqui a questão tributária, análise e aprovação de projetos, o setor imobiliário, as indústrias, além das compras governamentais. É fundamental colaborar para que os empregos sejam gerados localmente, sem pregões eletrônicos que tragam empresas de fora, quando temos empresários locais capacitados para trabalhar e gerar emprego aqui no Acre”, afirmou.
O empresário Marcelo Moura, presidente da ACISA, destacou que o encontro faz parte de uma série de reuniões com os quatro candidatos a prefeito de Rio Branco. “Esse é um momento democrático, em que a população decide quem será o próximo prefeito, e nós aproveitamos para reunir nossa diretoria e associados para participar desse processo. Apresentamos ao candidato um documento que chamamos de ‘Carta ao Futuro Prefeito’, com propostas e ideias que condensamos para entregar ao próximo gestor”, explicou Moura.
O empresário também ressaltou a importância de uma parceria entre a associação e a futura administração municipal. “Esperamos ter uma relação produtiva com a próxima gestão, construindo juntos uma sociedade melhor. Tocamos em questões empresariais, burocracia e obras, organizando tudo em um documento que apresentamos ao candidato Marcus Alexandre”, disse.
Entre os temas discutidos no encontro, na área tributária, estava a revisão do Código Tributário Municipal, com propostas para agilizar a emissão de alvarás, inclusive sanitários e de funcionamento, e facilitar a liberação da Nota Fiscal Eletrônica simultaneamente à emissão do alvará de funcionamento. A proposta também prevê a abertura de empresas em imóveis com pendências como habite-se, ISS, IPTU, entre outros.
Outras pautas incluíram incentivos para geração de emprego, como a concessão de subsídios no IPTU e ISS para empresas com 20 ou mais funcionários que reduzam a jornada de trabalho para seis horas diárias sem diminuição salarial, promovendo mais oportunidades de emprego. Também foi sugerida a redução do ITBI para o primeiro imóvel, facilitando o acesso à moradia própria para quem adquirir uma residência com valor inferior a R$ 200.000,00.
Participaram do encontro o presidente da ACISA, Marcelo Moura, e o presidente da Federacre, Rubenir Guerra.
Chegou no fim da noite desta sexta-feira (22), no aeroporto Plácido de Castro, em Rio…
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…