O mês de setembro em Rio Branco foi marcado por um acúmulo de 68,4mm de chuvas, correspondendo a 73,1% da média mensal, que é de 93,6mm. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a precipitação mais significativa do mês ocorreu no dia 12, com um total de 43,4mm. No interior do Acre, a cidade de Manoel Urbano registrou o maior acumulado do mês, com 79,0mm no dia 2. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 01, pelo Portal O Tempo Aqui.
Além das chuvas, o mês também trouxe extremos de temperatura. A menor temperatura registrada no Acre foi de 17,0ºC, em Epitaciolândia, no dia 7, enquanto Tarauacá registrou a maior temperatura, atingindo 39,6ºC no dia 24, um dos índices mais altos do ano até o momento. Em contrapartida, o Brasil enfrentou temperaturas recordes, com máxima de 43,1ºC em Cuiabá no dia 22.
Os ventos também se destacaram em setembro, com a maior rajada em Rio Branco alcançando 62,9km/h, registrada no aeroporto da cidade no dia 12. No interior, Cruzeiro do Sul registrou ventos ainda mais fortes, com uma velocidade de 70,4km/h no dia 5 setembro.
Em relação à umidade do ar, o mês apresentou os níveis mais baixos em Rio Branco, com 27% no dia 2 setembro.