Xuxa e Sílvio Santos: rivais ou não?
A disputa pela audiência entre a Globo e o SBT, emissoras onde Xuxa e Silvio Santos, respectivamente, construíram suas carreiras, gerou uma rivalidade natural entre os dois
Silvio Santos tentou contratar Xuxa em diversas ocasiões, especialmente durante o auge de sua carreira na Globo. No entanto, essas negociações nunca se concretizaram.
Mesmo sendo concorrentes, a apresentadora esteve no SBT algumas vezes. Uma delas foi em 2015, quando participou do Teleton e ouviu de Silvio Santos que ela era um “garoto americano”, devido ao programa que ela apresentava na Record.
“A Xuxa não é mais a Xuxa. Virou um rapaz americano. A gente quer ver a Xuxa, de vestido, de cabelo [comprido]. Agora ela só faz o rapaz americano. O que gente vê é o rapaz americano. Quem gosta de ver o rapaz americano, então, acompanha a Xuxa toda segunda na Record“. A fala de Silvio foi uma comparação do estilo da rainha dos baixinhos com o da apresentadora americana Ellen Degeneres.
Xuxa não gostou do comentário, tanto que no início do seu programa seguinte na Record, falou: “Sejam bem-vindos ao programa do rapaz americano”
Além dessa, houve outra fala polêmica do apresentador. Em 1987, Silvio disse que Xuxa era o maior fenômeno da comunicação dos últimos dois anos, porém, seria descartável, que não teria futuro. Por outro lado, também houve momentos em que ele a elogiou e reconheceu seu talento.
Apesar das divergências, eles tinham admiração mútua. Xuxa demonstrou solidariedade à família de Silvio Santos em momentos difíceis, como na morte do apresentador, em 17 de agosto deste ano.
Rainha dos Baixinhos e o Dono do Baú
Xuxa Meneghel começou sua carreira na TV como modelo e logo chamou a atenção pelo carisma. Sua popularidade aumentou ao se tornar apresentadora de programas infantis na Rede Globo.
Foi no canal carioca que Xuxa recebeu o título de “Rainha dos Baixinhos”, conquistando o coração de milhões de crianças em todo o Brasil. O sucesso da apresentadora na televisão foi meteórico.
Seu programa, o “Xou da Xuxa”, alcançou índices de audiência impressionantes nos anos 80 e 90, tornando-a uma das personalidades mais influentes da TV brasileira até hoje.
Enquanto Xuxa conquistava seu espaço, Sílvio Santos já era uma figura estabelecida na televisão. Fundador do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), ficou conhecido por sua visão empreendedora e por transformar o mercado televisivo no Brasil.
O carisma e habilidade em se conectar com o público o tornaram uma das personalidades mais queridas da TV. Além do canal televiso, foi dono do Baú da felicidade (títulos de capitalização), da Jequiti (produtos de beleza) e do Banco Panamericano.
Em resumo, o legado de ambos apresentadores são indiscutíveis, e suas contribuições para a audiência da TV brasileira continuarão a ser lembradas por muitas gerações.