O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom (PL), se reuniu com representantes sindicais na tarde desta segunda-feira (30), no Comitê Central de sua campanha e assinou Carta de Intenções que prevê benefícios para servidores municipais. Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre – SINTESA, do Sindicato dos Odontologistas do Acre – SINODONTO, do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco, do Sindicato dos Auditores Fiscais de Rio Branco – SAFIRB, do Sindicato dos Professores da Rede Pública do Acre – SINPROAC, e da Força Sindical do Acre.
Na ocasião, Bocalom destacou as conquistas de seu primeiro mandato, enfatizando a importância de colocar o servidor público da Capital no centro das políticas de gestão. “Reconhecemos o valor e o empenho de cada um na construção de uma cidade melhor”, afirmou. O candidato ressaltou a justiça salarial implementada em 2022, que garantiu o maior reajuste da história para os servidores municipais, além da regularização de progressões funcionais e do pagamento de gratificações em atraso.
Bocalom também mencionou o pagamento de um abono natalino de R$ 1.000,00 e a realização do 1º Concurso do Rio Branco Previdência. Ele destacou que foram feitos concursos públicos para cargos que aguardavam há mais de 15 anos e a implementação do Plano de Incentivo à Aposentadoria (PIA), que visa oferecer dignidade aos servidores que estão se aposentando.
Na área previdenciária, Bocalom afirmou que o patrimônio do fundo foi duplicado sem a necessidade de reforma, além de anunciar o início da construção da nova sede do RBPREV.
O candidato disse estar consciente dos desafios que ainda existem, mas reafirmou seu compromisso com os servidores, prometendo uma agenda focada no fortalecimento e na valorização das carreiras públicas. “Nosso objetivo é garantir que cada servidor continue a desempenhar seu papel com dignidade, segurança e reconhecimento, para que possamos juntos construir uma cidade mais justa e eficiente”, concluiu.
O Plano de Governo de Bocalom para seu eventual novo mandato prevê uma série de implementações para a política de recursos humanos e previdência, que ajudaram a compor a carta de intenções assinadas pelas partes presentes na reunião. Veja quais foram os temas abordados:
1. Diálogo Permanente: Manteremos uma agenda durante todo o ano com os sindicatos representativos, priorizando a escuta e o diálogo com aqueles que realmente representam os interesses da categoria.
2. Paridade e Isonomia: Garantiremos a manutenção da paridade e isonomia entre servidores ativos e inativos, respeitando os direitos adquiridos e as regras vigentes.
3. Revisão dos Planos de Cargos e Carreiras: Revisaremos os PCCR da EMURB, RBTRANS e SAERB, em conjunto com a reformulação de seus estatutos e regulamentos, com a participação ativa dos sindicatos.
4. Incentivo à Eficiência: Regulamentaremos o Adicional de Eficiência por metas e resultados na Assistência Primária, garantindo sua imediata implementação.
5. Jornada de Trabalho Flexível: Reabriremos o prazo para que os Agentes de Endemias possam optar por mudar sua jornada de trabalho de 30h para 40h semanais.
6. Adicional de Atenção à Saúde: Garantiremos o pagamento do adicional de atenção à saúde aos profissionais lotados em áreas rurais, reconhecendo as peculiaridades de suas funções.
7. Capacitação e Aperfeiçoamento: Expandiremos o programa de capacitação dos servidores, oferecendo mais cursos técnicos e motivacionais.
8. Horas de Planejamento: Regulamentaremos já em 2025 as horas destinadas ao planejamento dos profissionais da educação com cargas horárias de 25h e 40h semanais.
9. Nomeações e Concursos: Daremos prioridade à nomeação dos aprovados nos concursos vigentes, sempre respeitando o equilíbrio da folha de pagamento e substituindo os contratos temporários por efetivos.
10. Coibição de Desvio Funcional: Tomaremos medidas para evitar o desvio de função dos servidores, garantindo que sejam mantidos nas funções para as quais foram concursados, exceto em casos de reabilitação profissional.
11. Licenças-Prêmio: Elaboraremos um plano anual para o gozo de licenças-prêmio, respeitando os direitos dos servidores.
12. Sustentabilidade Previdenciária: Implementaremos medidas alternativas para mitigar o déficit atuarial do RBPREV, promovendo debates com os conselhos e sindicatos.
13. Aposentadorias Especiais: Regulamentaremos as aposentadorias especiais para servidores que trabalham em ambientes insalubres, perigosos ou com deficiências.
14. Incentivos ao Conselho do RBPREV: Criaremos jetons para os conselheiros do RBPREV, garantindo maior valorização do papel dos conselhos.
15. Abono Natalino: Estabeleceremos o pagamento permanente do abono natalino aos servidores.
16. Concursos no RBPREV: Nomearemos os concursados do RBPREV no primeiro semestre de 2025.
17. Aportes no Sistema Previdenciário: Aportaremos anualmente 10% da retenção do imposto de renda dos inativos no sistema previdenciário até atingir a totalidade.
18. Novo Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA): Realizaremos um novo Programa de Incentivo à Aposentadoria em 2025.
O documento foi assinado pelos sindicalistas, Tião Bocalom, e pelo seu candidato a vice-prefeito, Alysson Bestene. Os representantes dos trabalhadores do município reconheceram de forma positiva o ato, e irão avaliar a documentação apresentada na reunião.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…