No último dia 19, o presidente Lula publicou no Diário Oficial da União, portaria que estabelece prazo de 60 dias para que o Ministério do Desenvolvimento Regional, da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, Meio Ambiente a Casa Civil da própria presidência elaborem uma proposta de reestruturação da Defesa Civil.
O objetivo é fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, composto da União, Estados e Municípios.
A medida acontece em um ano marcado pelo aumento das queimadas no país, piora na qualidade do ar e muitas denúncias de incêndios criminosos.
A reportagem do ac24horas conversou com Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil no Acre, que elogiou a proposta. “Em todo o planeta, esses eventos climáticos estão cada vez mais severos e com intervalo de tempo, quase todos os anos sendo marcado por muita chuva ou muito seca. O grande segredo é atuar de maneira preventiva para mitigar os problemas”, explica.
Além da reestruturação, Batista explica que as mudanças que devem ocorrer nas prefeituras com as eleições do próximo dia 6, já provocam planejamento da Defesa Civil Estadual. “Com relação ao ano que vem, é normal que aconteçam mudanças em alguns municípios. Onde isso ocorrer e tiver mudança na Defesa Civil Municipal, já queremos a partir de janeiro capacitar esses novos gestores”, diz.
Um homem chamado Mauricley Mendonça, mais conhecido como "Key", 40 anos, faleceu nesta sexta-feira (22)…
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou nesta sexta-feira, 22, a Portaria…
O vereador de Rio Branco, capital do Acre, João Marcos Luz (PL), publicou em suas…
Silvio Santos ganhará um novo filme sobre sua trajetória, um ano após a sua morte.…
O presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, ganhou uma fábrica de chinelos. A inauguração…
As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) estão bastante movimentadas na…