No último dia 19, o presidente Lula publicou no Diário Oficial da União, portaria que estabelece prazo de 60 dias para que o Ministério do Desenvolvimento Regional, da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, Meio Ambiente a Casa Civil da própria presidência elaborem uma proposta de reestruturação da Defesa Civil.
O objetivo é fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, composto da União, Estados e Municípios.
A medida acontece em um ano marcado pelo aumento das queimadas no país, piora na qualidade do ar e muitas denúncias de incêndios criminosos.
A reportagem do ac24horas conversou com Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil no Acre, que elogiou a proposta. “Em todo o planeta, esses eventos climáticos estão cada vez mais severos e com intervalo de tempo, quase todos os anos sendo marcado por muita chuva ou muito seca. O grande segredo é atuar de maneira preventiva para mitigar os problemas”, explica.
Além da reestruturação, Batista explica que as mudanças que devem ocorrer nas prefeituras com as eleições do próximo dia 6, já provocam planejamento da Defesa Civil Estadual. “Com relação ao ano que vem, é normal que aconteçam mudanças em alguns municípios. Onde isso ocorrer e tiver mudança na Defesa Civil Municipal, já queremos a partir de janeiro capacitar esses novos gestores”, diz.
O avião que caiu em Gramado, neste domingo (22), não possuía caixa-preta. A informação foi…
O motorista da carreta envolvida em um acidente com 41 mortos em Minas Gerais se…
A denúncia, feita pelo vereador eleito, Chagas Batista, de que máquinas do Deracre cedidas à…
A Procuradoria da Câmara Municipal apontou diligências relacionadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA)…
O vereador eleito pelo MDB nas últimas eleições, Eber Machado, anunciou que entrou na justiça…
A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (Progressistas), realizou a maior edição do Natal no…