Com um desfile-cívico com 70 instituições,Cruzeiro do Sul celebrou seus 120 anos de fundação no fim de tarde e noite deste sábado, 28. Estudantes, militares e membros de instituições sociais filantrópicas desfilaram no centro da cidade para um grande público e autoridades como o governador Gladson Cameli e o vice prefeito do município, Henrique Afonso.
As comemorações reafirmaram o orgulho da população pela história e desenvolvimento do município, com destaque para o papel de cada instituição na construção da cidade.
O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, destacou a importância da data para o município, ressaltando o crescimento da cidade ao longo de seus 120 anos de história e a expectativa de futuro. “Cruzeiro do Sul é uma cidade bem planejada e das mais lindas do Brasil.Cada 28 de setembro é especial para nós, sendo uma expressão elevadíssima de civismo e patriotismo. Eu não tenho dúvida que com a consolidação e reestruturação da BR364, essa ligação com o Perú, a vinda do linhão, essa pujância que a agroindústria, o comércio trazem na economia, geração de renda e de oportunidade, a expectativa é de anos vindouros com muita pujância para o Cruzeiro do Sul. Eu não tenho nem dúvida disso.” afirmou.
Já o governador do Acre, Gladson Cameli, que prestigiou as festividades, expressou seu orgulho como cruzeirense e ressaltou a importância da data não só para a história política do município, mas também em um plano pessoal.
“Para mim, além da emancipação do município, é uma questão de recordar o início da minha vida, da minha carreira. Eu, como aluno da escola São José, participava dos desfiles. Aqui, diante dessa festa linda, faço uma reflexão sobre a importância da união para fazer de Cruzeiro do Sul, coração da economia do Juruá, um lugar cada vez mais próspero de se viver. Quero parabenizar a união de esforços entre o governo do Estado, a Prefeitura, a Assembleia Legislativa, os nossos deputados federais e os nossos senadores, uma aliança que tanto tem trabalhado pelo desenvolvimento da nossa cidade. Fazer Cruzeiro do Sul crescer é transformar o Acre num estado de oportunidades e mais digno à população”, pontuou o governador.
Entre o público presente, Cirlândia Lima dos Santos, destacou a alegria de participar das festividades.”Todos os anos estou aqui para ver e participar. Acho muito importante termos essa festa para comemorar nossa cidade. Hoje, estou especialmente feliz por ver meu filho, que está na Guarda Mirim, desfilando,” comentou, visivelmente emocionada.
Cirlândia também ressaltou o crescimento e a beleza de Cruzeiro do Sul ao longo dos anos, destacando a evolução da cidade em termos de inclusão, cultura, turismo e valores.
“É uma cidade bonita, que tem suas culturas, seus valores, e também muito a oferecer para quem vem de fora conhecer,” afirmou com orgulho.
Outro exemplo de amor pela cidade vem de Maria José dos Santos, de 70 anos, que não perde um desfile há anos. “As lembranças dos desfiles são muito especiais para mim,” concluiu.
Empreendedores
Como parte da programação de aniversário, a prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou a Feira do Empreendedor, que reuniu 50 empreendedores oportunizando negócios com a venda de alimentos, brinquedos e artesanato.
O artesanato se tornou solução para os problemas financeiros da família de Nilma Nascimento dos Santos. A empreendedora celebra mais uma oportunidade de comercializar seus produtos, feitos à base de matéria-prima como sementes e fibras, na Feira do Empreendedor. “O Artesanato se tornou a principal fonte de renda e de sustento da minha família. Hoje, estou aqui aproveitando o momento, com a meta de vender bastante, porque temos que aproveitar as oportunidades”, reforça.