Menu

Pesquisar
Close this search box.

Claro que tem!

As coordenações dos candidatos estão ansiosas pela divulgação da pesquisa Delta/ac24horas. Os números servem como bússola para guiar os rumos das campanhas na reta final, antes da eleição. Calma, gente, esta semana teremos pesquisa Delta, o instituto acreano que respeita a ética, os bons costumes e a verdade.


Olho maior que a barriga
Tem candidato a vereador com uma estrutura tão grande em Rio Branco que não esconde que não se contenta apenas em ser eleito, precisa ser o mais votado. Quem fala assim, não é gago e joga dinheiro na rua…


Filosofia
Vale o consolo de que, em pleno século 21, o debate político, com ou sem cadeirada, gera muitas reflexões. Na Grécia Antiga, a política já era tema de grandes debates e questionamentos filosóficos. O que coloca a política no andar mais baixo são os famosos ‘acidentes de percurso’, disso também se geram piadas, ironias e outras formas de debates.


Voto inusitado
Sem Cabide, que teve a candidatura indeferida, o eleitor acreano que gosta de protestar votando em figuras inusitadas na política, tem um balde cheio de nomes criativos registrados no TRE-AC, que vão desde Zé Motor (DC) até Engraxate das Estrelas (União).


Jogo do bicho
Para os devotos de São Lázaro, o protetor dos animais, tem a opção de votos no Curió do Tucumã (União) e, na área gastronômica, as opções do Maisena, Peixe ou o Bebe Leite, este último com candidatura deferida pelo PL, partido do Capitão.


Vergonha alheia
O eterno Odorico Paraguaçu não faria sucesso no Acre, pois por aqui tem muito melhores. A cena do prefeito Mazinho Serafim tirando a blusa e a autografando para que a mesma fosse leiloada durante a ExpoSena é uma das imagens mais constrangedoras dos últimos anos.



Paródia
Mazinho Serafim é uma espécie de paródia dele mesmo. Há quem entenda isso de maneira brincalhona, descompromissada.


Será?
Uma viagem de Porto Acre até Xapuri nesta semana selou a paz momentânea entre Gladson e Socorro Neri. Os centenas de quilômetros foram de lavagem de roupa suja e um “acordo” de paz, pelo menos, até as eleições. O maior cesto de roupa suja lavada foi da desconstrução dos acertos por parte de Gladson feitos por Neri no interior do estado. Ficou certo de que em alguns locais, principalmente, Rio Branco, a parlamentar vai manter a neutralidade.


Estupros
Núcleo de Apoio Técnico, do Ministério Público do Acre, aponta que dos 2.962 casos de estupros ocorridos nos últimos quatro anos no Estado, 2.246 foram estupros de vulneráveis (75,83%).


Vice
Com taxa de 24,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, o Acre ocupa o segundo na lista de estados com maior casos de estupros no país. O campeão é Roraima, com taxa de 30,78 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.


Aliás
Mesmo no horário convencional da propaganda política, os marqueteiros adotaram a conduta que obedece à lógica da emoção a todo custo.



O homem acordou
Esta é a piada em Xapuri com relação ao prefeito Bira Vasconcelos. Para tentar eleger seu sucessor, o homem acordou de um sono profundo de quase quatro anos. Está fazendo tapa-buracos em tudo que é rua e anda mais ativo nas redes sociais que digital influencer divulgando loja. Antes tarde do que nunca.


Diplomacia presidencial
A inédita abertura de 200 mercados com que o Brasil pode manter relações comerciais é plena de paradoxos, costurados pela Política.


Uma no cravo…
A reconstrução dessa relação comercial é prova inconteste da capacidade de negociação de Jorge Viana à frente da Apex, do prestígio de Lula e do silêncio estratégico do empresariado quando o assunto é business. “Homens de bem, pela Pátria e Família, sim. Negócios à parte”.


…Outra na ferradura!
A ausência de Jorge Viana na campanha de Marcus Alexandre sugere coisas do arco da eleição passada. Chame Chame precisa aprender com Jenilson: política não se faz com mágoa. A quem assim o faz, a tendência é o isolamento.


A dois
Na segunda (23), prefeito Bocalom sobe as escadas do Palácio Rio Branco “pela direita”. Dividiu bolinhos à base de polvilho com Gladson.


Dia seguinte
No dia seguinte, Gladson envia ao parlamento técnicos da Sefaz, os secretários de Estado de Planejamento (Ricardo Brandão) e de Articulação Política (Calixto) para tratar do aumento do IPVA. Líder tenta “acordo” com oposição. O desgaste é imediato.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição