O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, na manhã desta sexta-feira, 27, no depósito de urnas, a cerimônia de preparação de carga e lacre das 1.276 urnas que serão utilizadas nas seções eleitorais das 1ª e 9ª Zonas Eleitorais (Rio Branco, Porto Acre e Bujari). O procedimento será concluído no domingo, 29.
A carga das urnas eletrônicas consiste em inserir no equipamento as mídias preparadas durante a Cerimônia de Geração de Mídias, contendo os programas e sistemas oficiais, além dos dados de eleitores e candidatos (número, nome, partido/coligação e foto). As mídias de resultado, utilizadas para o armazenamento dos votos, também são inseridas. Após receber os dados, as urnas são testadas, têm seu pleno funcionamento atestado e, em seguida, recebem lacres de segurança assinados pelo(a) Juiz(a) Eleitoral.
O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, destacou o andamento do processo eleitoral. No dia 16 de setembro, encerrou-se o prazo para o julgamento de todos os pedidos de registro de candidatos. No dia 17, foi realizada a geração das mídias, e, nesta sexta-feira, aconteceu a cerimônia de carga e lacre das urnas. “O que é isso? São as informações contendo os dados dos candidatos que serão inseridos nas urnas. E hoje, estamos realizando a cerimônia de carga e lacre. Isso significa que as urnas estão sendo alimentadas com os dados dos candidatos a vereador e prefeito, além dos dados dos eleitores de cada seção e das mídias de votação, que armazenarão os votos lançados no dia 16 de outubro”, explicou.
Alberto ressaltou que, nos próximos dias, haverá uma auditoria em algumas urnas sorteadas, reforçando a transparência do processo eleitoral. “Todo o procedimento é feito com publicidade, divulgamos editais, e o próprio sistema de votação passa por uma auditoria, a votação paralela, no dia 6 de outubro, com urnas sorteadas no dia 5. Entre essas urnas que estão sendo preparadas, algumas serão sorteadas e retiradas da logística de distribuição para serem submetidas a testes, garantindo que estão corretamente configuradas. As urnas sorteadas são substituídas por outras, e tudo é feito sob fiscalização dos partidos políticos, candidatos e da população. A eleição é feita pela própria população, já que a Justiça Eleitoral nomeia mesários cidadãos idôneos. Assim, podemos garantir que a urna eletrônica é o meio mais seguro e eficaz de realizar a votação”, afirmou.
O juiz eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Fábio Farias, enalteceu o profissionalismo envolvido no procedimento eleitoral. “Foi feito com muito amor e profissionalismo. Este é o momento em que temos a oportunidade de verificar a preparação das urnas, seu funcionamento, e como são feitos os lacres. O TRE Acre é um exemplo para o Brasil. Gostaria de agradecer pela confiança”, ressaltou.
A Diretora-Geral do TRE-AC, Rosana Magalhães, destacou que a cerimônia, que começou nesta sexta-feira e será concluída no domingo, faz parte do compromisso com a transparência do processo eleitoral. “Este procedimento vai até domingo, e seria interessante que os partidos políticos que nos acompanham viessem observar o processo, pois essa cerimônia faz parte da transparência. Seria muito proveitoso que os advogados de partidos políticos, em especial, participassem e conhecessem o processo”, comentou.
O juiz Alessom Braz, da 9ª Zona Eleitoral, lembrou que o procedimento de carga e lacre das urnas é aberto para todos os partidos políticos, comunidades e a sociedade em geral. “Esperamos que as eleições ocorram de forma tranquila e agradeço a confiança por estar presidindo a 9ª Zona Eleitoral”, disse.
O ato contou com a participação do presidente do TRE-AC, Des. Júnior Alberto; da vice-presidente e corregedora eleitoral, Desa. Waldirene Cordeiro; dos juízes eleitorais da 1ª e 9ª Zonas Eleitorais, Fábio Farias e Alesson Braz, respectivamente; além de representantes do Ministério Público, OAB e demais parceiros da Justiça Eleitoral.
Chegou no fim da noite desta sexta-feira (22), no aeroporto Plácido de Castro, em Rio…
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…