Categories: Destaque 3 PôdiCast Tv ac24horas

Dono da Delta diz que pesquisa não ganha eleição, mas orienta candidatos

Por
Da redação ac24horas

Em entrevista ao Pôdicast desta semana, realizado pelo publicitário Davi Sento Sé e transmitido pelo site ac24horas, o empresário Francimar Façanha de Almeida, dono da Delta Pesquisas, compartilha nesta sexta-feira, 27, sua visão sobre o papel das pesquisas eleitorais. Segundo ele, “pesquisa não ganha eleição, mas orienta bastante” os candidatos durante suas campanhas, funcionando como um mecanismo crucial para a tomada de decisões.


Façanha destacou que, embora as pesquisas sejam ferramentas valiosas, muitos candidatos e suas equipes ignoram dados importantes. “É incrível que, às vezes, nem o pessoal de marketing se preocupa em ler. Eles só querem saber quem está na frente”, disse ele.


O empresário acreano, que é cientista político e pesquisador, também ressaltou que poucos candidatos prestam atenção nas variáveis demográficas das pesquisas, como gênero, idade e faixa etária, que são essenciais para entender melhor o comportamento do eleitorado. “O retrato da pesquisa está nas cotas: é homem, é mulher, idade, sexo. Poucos prestam atenção nisso”, afirmou.


Francimar afirmou que ainda abordou a ansiedade dos candidatos em relação aos resultados das pesquisas, especialmente quando essas estão registradas para publicação. Ele explicou que, apesar de muitos clientes pressionarem por acesso antecipado aos dados, a divulgação precisa seguir rigorosas regras para evitar vazamentos. “Se a pesquisa vazar antes da publicação, ela perde o valor”, disse.


Com experiência em diversas campanhas eleitorais, Façanha também comentou sobre o uso da tecnologia nas pesquisas. Atualmente, as entrevistas são realizadas via celular, com resultados transmitidos em tempo real para a base de dados da empresa, garantindo precisão e segurança no processo. “É tudo georreferenciado, se eu clicar lá, sei exatamente onde foi feita a entrevista. É tecnologia a nosso favor”, concluiu.


Francimar também comentou sobre sua atuação em vários municípios do Acre e do Amazonas, destacando que, apesar do crescimento da empresa, ainda enfrenta desafios em regiões de difícil acesso. “Eu já fiz Boca do Acre e alguns municípios no Amazonas. Mas tem lugares, como Feijó e Tarauacá, que são extremamente difíceis de se trabalhar. Se você faz a pesquisa muito antes do dia da eleição, o risco de erro é grande”, explicou.


O empresário ressaltou que o comportamento do eleitor pode mudar de maneira imprevisível em locais onde a dinâmica política é acirrada. “Se tiver dois candidatos empatados ou muito próximos, há uma grande chance de a pesquisa errar, especialmente se for realizada muitos dias antes da votação”, afirmou.


ASSISTA AO VÍDEO:



Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Destaque 3
  • PôdiCast
  • Tv ac24horas

Dono da Delta diz que pesquisa não ganha eleição, mas orienta candidatos

Em entrevista ao Pôdicast desta semana, realizado pelo publicitário Davi Sento Sé e transmitido pelo…

27/09/2024
  • Televisão

Morre Maggie Smith, atriz de ‘Harry Potter’, aos 89 anos

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 27, a atriz Maggie Smith, conhecida por interpretar a professora…

27/09/2024
  • Cotidiano

Dependente químico morre preso em grade de distribuidora na capital

O dependente químico Elisson André de Lima, de 39 anos, sofreu um mal súbito e…

27/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Lucinéia diz que PF não encontrou nada: “quem não deve, não teme”

Alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, 27, a prefeita de…

27/09/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Produtores rurais afetados pela seca no AM terão dívidas perdoadas

O governador Wilson Lima encaminhou, nesta quinta-feira (26), um Projeto de Lei para a Assembleia…

27/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Izaute Vaz segue como candidato e poderá ser votado em Manoel Urbano

A eleição em Manoel Urbano virou um grande imbróglio, inclusive para o eleitor. A situação…

27/09/2024