A disputa pelo diretório de Manoel Urbano do União Brasil entre o senador Alan Rick e o suplentes de deputado federal Fábio Rueda teve mais um capítulo, desta vez no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ministro Nunes Marques, relator do processo no TSE, negou pedido de liminar feito pela defesa de Rubenildo do Nascimento, indicado de Rueda e foi destituído da presidência do UB no município pelo senador Alan Rick. A decisão do ministro impacta na candidatura de Izaute Vaz pelo UB à prefeitura de Manoel Urbano que havia sido indeferida pela justiça eleitora no Acre, já que a convenção se deu durante o mandato de Rubenildo do Nascimento. Com a nova decisão, Izaute não será candidato.
O pedido de liminar negado pelo ministro não é ainda o julgamento do mérito, apenas não acata o pedido de defesa para manter o indicado de Rueda na presidência do partido no município do interior.
Entenda o caso
A condução do diretório do União Brasil é alvo de uma disputa judicial entre o senador Alan Rick, presidente da executiva estadual, e o suplente de deputado federal, Fábio Rueda. A briga começou em 2022, quando Rueda assumiu o controle do partido e montou diretórios municipais com aliados. Rick, após voltar a direção do partido, destituiu todas as composições municipais.
A briga acabou parando na justiça. Em Manoel Urbano, o União Brasil realizou duas convenções. Uma, por força de uma liminar foi realizada no dia 27 de julho e presidida por Rubenildo do Nascimento, indicado de Rueda e que resolveu escolher Izaute Vaz, como a candidato a prefeito pelo partido no município.
Porém, outra convenção foi realizada, tendo como presidente Marcilo Silvestre Levi, indicado de Alan Rick, mantendo a chapa de vereadores, mas sem candidato próprio a prefeito. No ato, o UB declarou apoio à candidatura de Macarrão do Republicanos.
Ocorre que na análise de mérito, a justiça decidiu pela cassação da liminar, o que torna a convenção realizada pelo aliado de Rueda sem efeito.