Categories: Política

Petecão e deputados vão à Polícia Federal pedir investigação no Asfalta Rio Branco

Por
Saimo Martins

Um grupo de parlamentares, formado pelo senador Sérgio Petecão (PSD), o deputado estadual Tanisio Sá (MDB), e os deputados Michele Mello (PDT) e Edvaldo Magalhães (PCdoB), compareceu à sede da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, 25, para solicitar uma investigação sobre denúncias de corrupção no Programa Asfalta Rio Branco, coordenado pela prefeitura sob a gestão do prefeito Tião Bocalom (PL).


De acordo com Petecão, um dossiê assinado pelo empreiteiro Jarbas Soster, que integra o consórcio responsável pelas obras, foi entregue aos delegados para apuração. As denúncias apontam o secretário Cid Ferreira Rodrigues como o operador de pagamentos indevidos a empresas, sem a devida medição dos serviços realizados. Petecão mencionou um pagamento de R$ 22 milhões que a prefeitura estaria tentando aprovar por engenheiros, ressaltando o temor de que esses recursos sejam utilizados para campanhas eleitorais. “Queremos que a Polícia Federal investigue as denúncias. Há um pagamento de R$ 22 milhões sem atesto de engenheiros. O medo é que esse dinheiro seja usado para financiar campanhas e compra de votos”, alertou Petecão.


O empresário Jarbas Soster denunciou irregularidades nas redes sociais, criticando o que chamou de “Assalta Rio Branco”, alegando ser o maior desperdício de dinheiro público. Ele afirmou que empresários estão se beneficiando de obras de baixa durabilidade e sem controle tecnológico adequado. “Todos serão nominados”, declarou Soster.


Petecão informou que, após a entrega da denúncia, os delegados solicitaram a oficialização do caso. “Fomos acompanhados de um advogado, e a PF pediu para oficializar a denúncia. Fomos atendidos por dois delegados. A polícia deve investigar, não podemos permitir que usem o asfalto como pretexto para compra de votos”, afirmou o senador.


A deputada estadual Michelle Melo destacou a importância de uma investigação séria. “Estão chamando isso de ‘Assalta Rio Branco’. Vemos vereadores denunciando, e os engenheiros estão sendo pressionados”, comentou.


Líder de Bocalom rebate

O líder da prefeitura, vereador João Marcos Luz (PL), usou as redes sociais para criticar as denúncias e defender o prefeito Bocalom. Ele lamentou a postura de Petecão e do deputado estadual Roberto Duarte, que, segundo ele, querem atrapalhar o trabalho da prefeitura. Luz agradeceu à bancada federal, em especial ao senador Alan Rick, pelo apoio que resultou na liberação dos recursos. Ele afirmou que o dinheiro só foi liberado há quatro dias e ainda não foi gasto, acusando Petecão e Duarte de tentarem prejudicar a gestão de Bocalom por razões políticas.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024