Uma comissão de agentes socioeducativos foi recebida nesta terça-feira, 24, pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD), na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). O encontro serviu para que os servidores, que pertencem ao Instituto Socioeducativo (ISE) do Estado do Acre, apresentassem proposições ao parlamentar com o objetivo de melhorar as condições salariais e de trabalho de cerca de 380 profisisonais, entre agentes, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e técnicos administrativos.
Eles querem também que seja instituído o Dia Estadual do Agente Socioeducativo.
De acordo com o agente socioeducativo Elias Monteiro da Silva, “o deputado Eduardo Ribeiro tem sido atencioso com os funcionários do ISE e acredita que ele será sensível às demandas da categoria na Aleac”.
Eduardo Ribeiro, por sua vez, reafirmou o compromisso com todos os servidores da instituição, assegurando que fará o que for necessário para atender aos seus anseios no Legislativo.
“Recebemos todas as proposições com muita atenção. São causas justas, que devem ser tratadas com seriedade e respeito, para que vocês tenham as melhorias almejadas, para que sejam valorizados como devem ser”, ressaltou Ribeiro aos servidores do ISE.
Abaixo as proposições apresentadas pelos servidores do ISE a Eduardo Ribeiro
Neste mês de setembro, o presidente da República instituiu o Dia Nacional do Agente Socioeducativo. Agora, os agentes do ISE no Acre propõem que seja criado o dia estadual;
Melhorais no banco de horas. A lei do banco de horas é de 2014 e, por isso, há alguns pontos que já são ultrapassados, como, por exemplo, o servidor que responde a inquérito ou processo administrativo disciplinar ficar impedido do benefício. Se o servidor for absolvido, ao final, será prejudicado porque ficou impedido de fazer o banco de horas;
Direito à folga, mesmo que o servidor esteja de atestado médico;
Pagamento do prêmio de valorização anual. Os servidores alegam que todas as metas previstas pelo Executivo já foram encaminhadas, mas ainda não há uma data para depósito.