Menu

Atendimentos por ferimento à bala e arma branca aumentaram, diz cirurgião

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico e apresentador Fabrício Lemos entrevistou no programa Médico 24 Horas exibido nesta segunda-feira (23) o médico-cirurgião geral Dr. Juan Miguel Calderón, que atua na rede pública e particular no Acre. Em sua participação, Calderón falou sobre a ampliação das cirurgias videolaparoscópicas, que propiciam uma intervenção menos invasiva, gerando com resultados a antecipação da alta, menor tempo de recuperação, e com o menor risco para o paciente.


Dr. Juan Calderón explicou que mesmo que em anos anteriores o Acre tenha vivido uma intensificação na guerra entre facções, hoje o atendimento de pessoas feridas por arma de fogo ou branca ainda são maiores. “O índice desses traumas aumentou. Antigamente nosso maior atendimento era a acidentes, hoje é com pessoas baleadas, infelizmente, a maioria no tórax. Mas qualidade do nosso serviço, o índice de resolutividade é muito grande, mais de 90%”, afirmou.


De acordo com o cirurgião, o advento da videolaparoscopia nos hospitais também colabora para o sucesso das intervenções cirúrgicas e a rapidez na alta dos pacientes. “Hoje a videolaparoscopia é uma cirurgia padrão em muitas áreas e isso se ampliou muito. Isso proporciona uma recuperação que exige menos esforço, trazendo uma tranquilidade em liberar o paciente para casa”, disse Dr. Juan.

Anúncio


Para assistir a entrevista completa acesse o link abaixo:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido