Categories: Acre

Quase 35% das empresas estão inadimplentes no Acre

Por
Edmilson Ferreira

Em julho, a negativação dos negócios alcançou 15.155 empresas no Acre, sendo 14.145 micro e pequenos empreendimentos. A proporção de empresas inadimplentes no total de negócios é de 34,5% no Acre, 10⁠º maior índice do País no período. Os dados são da Serasa Experian.


Em nível nacional, a inadimplência empresarial seguiu estável no país, com 6,9 milhões de CNPJs no vermelho, de acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse total representa 30,8% das companhias existentes no Brasil, revelando uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao dado de junho. Confira no gráfico abaixo o levantamento dos últimos 12 meses.


Ainda sobre julho deste ano, cada CPNJ inadimplente registrou, em média, 7 dívidas. Quando somadas, as mais de 6,9 milhões de dívidas registradas chegaram a totalizar cerca de R$ 147,1 bilhões.


A interrupção na queda das taxas de juros, que vinha se mantendo estável, pode contribuir para a permanência da alta inadimplência, principalmente para as dívidas de longo prazo. Empresas com esse tipo de endividamento enfrentam riscos maiores e o aumento das taxas de juros pode resultar em pagamentos mais altos, complicando a gestão financeira. A incapacidade de refinanciar ou renegociar essas dívidas pode levar à insolvência.


Além disso, a valorização do dólar adiciona uma pressão extra, pois os importadores de insumos ou produtos são diretamente impactados. O fortalecimento do dólar encarece essas importações, reduzindo as margens de lucro e prejudicando a liquidez necessária para cumprir com as obrigações financeiras.


O setor de “Serviços” representou a maior parte das empresas com compromissos negativados (55,9%). Em sequência estava o “Comércio” (35,6%), seguido pelas “Indústrias” (7,3%), “Primário” (0,8%) e a categoria “Outros” (0,3%), que engloba o segmento Financeiro e o Terceiro Setor. Em relação ao setor das dívidas, a categoria “Outros” representou a maior parte delas (28,9%) seguida por “Serviços” (28,8%).


Ainda em julho, a análise por Unidade da FEderação revelou que Alagoas foi o estado com a maior taxa de inadimplência das empresas do país, com 42,4% das companhias com os CNPJs no vermelho. Em segundo lugar ficou Maranhão (40,0%), seguido por Roraima (38,0%), Amapá (37,4%) e Distrito Federal (37,1%).


Share
Por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

  • Acre
  • Cotidiano

Botafogo vence São Paulo nos pênaltis após drama e vai à semi após 51 anos

O Botafogo venceu o São Paulo nas penalidades e está na semifinal da Copa Libertadores…

25/09/2024
  • Acre 01

Marcus Alexandre critica Bocalom e diz que “a melhor pesquisa é o carinho do povo”

O candidato a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), realizou na tarde desta quarta-feira,…

25/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Dinheiro do Bolsa Família não é para apostas, diz Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, divulgou…

25/09/2024
  • Televisão

Yuri e Gilson trocam ofensas após formação de roça em A Fazenda 16: ‘5ª série’

Yuri Bonotto e Gilson de Oliveira reforçaram a rivalidade entre os dois após a formação…

25/09/2024
  • Televisão

Fagundes culpa falta de investimento por onda de remakes na Globo

Entrevistado do Roda Viva de segunda (23), Antonio Fagundes deu sua visão sobre a onda…

25/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Inter e Bragantino empatam em jogão atrasado com fim do jejum de Valencia

Bragantino e Internacional empataram por 2 a 2 nesta quarta-feira (25), no Estádio Nabi Abi…

25/09/2024