Menu

PF descobre motivo do aumento de incêndios em terra indígena no Pará

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal (PF) intensificou as diligências na Terra Indígena Apyterewa, no Pará, neste sábado (21/9), com o objetivo de identificar os responsáveis pelos incêndios criminosos que têm devastado a região. As investigações buscam também apurar outros crimes relacionados, como a subtração de gado apreendido na área.

As ações criminosas, segundo apurações realizadas pelos jornalistas Thalita Vasconcelos, Mirelle Pinheiro e Carlos Carone, do Metrópoles, têm como intenção impedir ou dificultar a retirada do gado que foi apreendido e que aguarda destinação, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 709.

Anúncio

Em resposta a essa situação alarmante, as equipes do Prev-Fogo do Ibama têm intensificado seus esforços de combate ao fogo na região, trabalhando ativamente para mitigar os danos causados pelas queimadas.

A atuação da PF conta com o suporte logístico e operacional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com o auxílio da Força Nacional de Segurança Pública, que garante a segurança nas operações.

As investigações em andamento buscam não apenas responsabilizar os autores dos incêndios, mas também proteger a integridade da Terra Indígena Apyterewa e os direitos de seus habitantes.

Com a ação da PF e o apoio de diferentes instituições, espera-se um avanço nas investigações e um endurecimento contra práticas ilegais que ameaçam tanto o meio ambiente quanto os direitos dos povos indígenas na região.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.