O resultado das urnas é soberano. O ac24horas nunca questionou a seriedade da Justiça Eleitoral e a validade das urnas eletrônicas (como fizeram tantos parlamentares federais acreanos). A vontade do eleitor tem que prevalecer. Sempre.
Disputa
Além das disputas para prefeitos e vereadores, aqui na Capital, está se consolidando outra disputa: a do mercado de pesquisas de intenção de voto. E é uma disputa boa. Qualifica o processo.
Ardeu nas “zureas”
O “carão” dado pelo governo surtiu efeito. Os secretários que não tinham caído na campanha de Bocalom estão com “dois quentes e dois fervendos” pedindo voto. O medo de ver o nome no Diário Oficial como exonerado levanta até defunto do caixão.
Desanimação
Olha aí, Chame-Chame: “A gente vê a diferença de propaganda. A do Bocalom é animada e a do Marcus tem um monte de gente de cara fechada”. Análise de uma moradora do bairro Floresta, fonte da coluna.
Gol de placa
Um partido político mobilizou a comunidade do bairro Placas para retirar do Igarapé São Francisco a carcaça de um veículo que estava ali há anos. Era um símbolo do descaso, tanto da comunidade, quanto da Prefeitura de Rio Branco.
Sinal de despedida
Independente do resultado das eleições municipais, deve terminar a gestão da competente professora Nabiha Bestene à frente da educação em Rio Branco. Até hoje, o desabafo no áudio vazado não foi bem digerido por Bocalom. Tanto que a professora tirou férias para tentar acalmar os ânimos. E como vai ficar a cara do seu sobrinho, Alysson Bestene, atual candidato a vice de Bocalom?
Mamado
Nem meia dúzia de homens da Força Nacional no combate ao fogo no Acre… Tá tão feia a coisa que é melhor chamar o bombeiro de fogo porque fogo se combate com fogo também. Não é, Batista?
Que coisa!
Com o Acre pegando fogo, reportagem da comunicação do governo dizendo que o estado persegue para o Desmatamento Zero parece até piada e não é de bom gosto. O momento é de tudo, menos de dizer que a política ambiental é um sucesso.
A mulher sumiu!
Falando nisso, onde anda a Secretária de Meio Ambiente, Julie Messias??? Não tem aparecido em meio a uma das maiores crises climáticas enfrentadas pelos acreanos. Desapareceu em meio à fumaça?
E o legado do Chico?
Chico Mendes deve se revirar no túmulo de vergonha. O desabafo do vereador petista de Xapuri, que teve a candidatura inapta por erro do diretório municipal, chega a ser emocionante. Que nível chegou aquele que já foi considerado o maior partido do Acre e logo no município símbolo para o PT no Brasil.
É com a justiça
Se a Justiça Eleitoral mantiver as candidaturas a vereador fora da disputa, a decisão impacta na candidatura do Professor Erivelton e do Padre Antônio. Sem candidato a vereador pedindo voto, fica impossível vencer a eleição contra duas chapas fortes como a de Maxsuel Maia e Antônio Pedro.