A RECENTE pesquisa do instituto DELTA sobre a eleição para a prefeitura de Rio Branco mostrou um empate técnico entre os candidatos Marcus Alexandre (MDB)- este com um ponto na frente; e o prefeito Tião Bocalom (PL). Foi notório o crescimento do prefeito na Pesquisa do Quest, onde tinha 11 pontos de dianteira, mas perdeu nove pontos na pesquisa do DELTA. Bocalom está embalado no uso escancarado das máquinas municipal e estadual, notadamente, a do governo, que promove uma espécie de caça às bruxas com demissões, pressões, intimidações, sobre quem se recusa a participar da campanha do prefeito Bocalom. O Marcus tem sido um gigante ao enfrentar essa avalanche de pressão e se manter num empate técnico. O PT, quando estava no poder usava toda sua máquina nas campanhas dos seus candidatos, isso é verdade. Mas o atual governo conseguiu bater o recorde do uso da máquina a favor de quem apoia. E claro que, não se pode tirar o mérito do prefeito Bocalom, que em todas as eleições, mesmo nas que perdeu, sempre teve uma boa votação e muito seguidores. Volto a registrar que não brigo com pesquisa, porque pesquisa é momento; mas pesquisa não decide eleição. Temos ainda duas semanas de campanha onde pode acontecer algo relevante que mude o curso da eleição, ou não acontecer nada. Eleição é algo imprevisível: já vi muito candidato a prefeito e a governador aparecer bem nas pesquisas, disparado, e quando as urnas abriram perdeu a eleição. O dia da votação está perto para sabermos quem o povo quer.
NINGUÉM ACREDITOU
NÃO foi o comportamento de um democrata o prefeito Tião Bocalom (PL) ter fugido do debate de ontem da UFAC. Frustrou os estudantes universitários. O debate é onde pode se saber de fato o que pensa o candidato sobre os problemas da cidade. Ninguém acreditou na desculpa da garganta inflamada.
KLEMER VOLTANDO
O JORNALISTA e humorista Antônio Klemer, que teve passagem marcante no programa eleitoral do Marcus Alexandre (MDB) quando disputou a prefeitura em campanha anterior, retorna hoje no programa eleitoral do candidato do MDB. Deveria estar desde o início do horário na TV. O comando da campanha do Marcus dormiu no ponto.
CABEÇAS BRANCAS
OS CABEÇAS brancas do MDB têm como candidata a vereadora de Rio Branco a professor Sirlene Luz (MDB). Preparo intelectual essa turma tem, não sei se tem voto.
CORRENTE FORTE
HÁ UMA corrente forte dentro do MDB que lamenta o partido não ter vetado uma aliança com o PT-PCdoB-PV, e achando que deveria ter deixado o grupo da esquerda ter lançado um candidato próprio para a prefeitura da capital, para não colar o desgaste destes partidos no colo do candidato Marcus Alexandre (MDB). Agora, pessoal do MDB, Inês é morta.
NÃO CONSIGO ENTENDER
VOLTO ao tema por não conseguir entender. O senador Márcio Bittar (MDB), a quem respeito mas discordo ideologicamente; é um político com quem se pode conversar de forma amigável, não é uma pessoa rude, escuta, mas se transformou numa espécie de porta-voz do ódio da extrema direita no seu sentido mais amplo do radicalismo. Campanhas são passageiras, mas a vida segue, Bittar!
FAIXA DE GAZA
TEREMOS no próximo domingo mais uma pesquisa para ver quem será o novo prefeito da Faixa de Gaza – Sena Madureira. Na última pesquisa, quem apareceu liderando foi o candidato Gerlen Diniz (PP). Aguardemos a pesquisa do próximo domingo do DELTA no AC24horas.
APANHOU DO COMEÇO AO FIM
O PREFEITO Tião Bocalom (PL) calculou mal, ao não ir ao debate da UFAC. Apanhou do começo ao fim sem defesa, nas falas dos candidatos Emerson Jarude(NOVO), Marcus Alexandre (MDB) e Jenilson Leite (PSB). Apanhou mais ainda nos comentários dos internautas no debate da UFAC.
PROBLEMA SÉRIO
O QUE se torna uma ameaça aos mandatos dos vereadores do PP da capital é que, este ano, na campanha, existem seis candidatos novos no partido com alto potencial de voto e com estrutura.
ALTAMENTE OTIMISTA
O DEPUTADO Manoel Moraes (PP) me disse ontem que o seu candidato a prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia (PP), deve chegar no dia da votação com 55% da preferência popular. Do Manoel Moraes, não duvido nada, é um craque na condução de campanhas.
PONTO FORA DA CURVA
A PREFEITA Rosana Gomes (PP) está chegando na reta final com uma campanha bem organizada. Se não acontecer um ponto fora da curva, é forte candidata a mais um mandato.
CONTRA O SISTEMA
SEM DAR muita bola para a política e para os políticos, ainda assim, contra o sistema, a campanha do prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes (PL), cresceu no momento certo, a reta final da campanha. É forte, muito forte.
DOIS COMPONENTES
O GOVERNO anunciou a abertura do processo de contratação de 3 mil professores. Educação não é gasto, é investimento. Ponto para o governador Gladson Cameli e para o secretário de Educação, Abson Carvalho – este por ter viabilizado a montagem da parte administrativa para que a contratação acontecesse.
FARRA DAS CONTRATAÇÕES
O TCE está fazendo uma varredura na farra de contratação de funcionários terceirizados pelas secretarias estaduais. Essa é uma prática que acontece em toda eleição, só que depois que termina a campanha levam um chute no traseiro. Falta ao TCE divulgar o resultado das inspeções.
FALTA DE ÁGUA
A FALTA DE ÁGUA na cidade virou um tema central do debate de ontem na UFAC, com os candidatos a prefeito de Rio Branco. O Bocalom apanhou.
NÃO FOI O ESPERADO
OS RECURSOS destinados pelo MDB e PSD ficaram muito abaixo do que era esperado pelo candidato Marcus Alexandre (MDB). O PSD, principalmente, é visto como um dos aliados que não colocou a disputa na capital como sendo prioritária na divisão dos seus recursos.
FALTOU PROFISSIONALISMO
FICOU muito patente que faltou profissionalismo na campanha do Marcus Alexandre (MDB). O comando da sua campanha deveria ter entendido desde o início que discursos comportados são para quem se encontra na situação, e não na oposição, como ele.
DENTRO DAS LIMITAÇÕES
DENTRO das suas naturais limitações, o debate de ontem do curso de jornalismo da UFAC, foi bom para a democracia. Poderia ser melhor se o prefeito Tião Bocalom (PL) tivesse comparecido para responder aos questionamentos sobre a sua administração. Mas, pode melhorar no próximo. Valeu a boa intenção.
COMO VOTA A PERIFERIA?
ESTA é a grande pergunta. Pelo difícil acesso, os institutos de pesquisas não conseguem chegar aos lugares mais remotos da periferia, que são importantes na definição de uma eleição. Como vai votar a periferia da periferia? Respostas no dia da eleição.
MOMENTO DIFERENTES
A PESQUISA do Quest deu uma vantagem de 11 pontos para o candidato Tião Bocalom (PL). Na recente pesquisa DELTA, Bocalom apareceu perdendo 9 pontos para o Marcus Alexandre (MDB). Pesquisa é assim mesmo, registra momentos eleitorais. Ainda teremos duas semanas de campanha. Em eleição é muito tempo.
INÁCIO MOREIRA
O CANDIDATO a vereador Inácio Moreira (REDE) é quem terá o voto do ex-governador Binho Marques. Inácio disputa pela Federação PSOL\REDE
FRASE MARCANTE
“Sábio não é quem dá as verdadeiras respostas: é quem formula as verdadeiras questões”. Thomas Davis.
FRACASSO AMBIENTAL
O ACRE aparece entre os lugares mais poluídos do mundo e Feijó é o município campeão de queimadas. O que isso significa: o fracasso do IMAC e da política ambiental do governo. Não há como separar essa poluição que a todos sufoca, do fracasso dos órgãos ambientais do governo. Não adianta agora anunciar medidas de combate às queimadas depois que tudo pegou fogo e virou cinzas.
PARA SE TER UMA IDÉIA
O GOVERNO parou e se dedicou com exclusividade à campanha do prefeito Bocalom. Para se ter uma idéia do rolo compressor da pressão, até o DERACRE está asfaltando ruas da cidade. Isso é o que está funcionando, não é o prestígio do Bolsonaro coisa alguma; e a força da máquina com o Gladson de maquinista amassando tudo o que aparece pela frente.
AMANTE ARGENTINO
MAS, um ponto chama atenção neste contexto: não se vê um grau de reconhecimento do prefeito Tião Bocalom, que omite o nome do governador Gladson Cameli na sua camiseta de propaganda, colocando apenas o seu e o do Bolsonaro. E nas citações elogiosas capricha no nome do senador Márcio Bittar (UB). O Gladson é uma espécie de amante argentino nesta novelinha política, é usado, mas tem o nome omitido.
FIM DOS PROGRAMAS PASTOSOS
DAQUI em diante deve acontecer o fim dos programas eleitorais pastosos dos candidatos a prefeito de Rio Branco, e serem escancarados os lados negativos de cada um dos que disputam a PMRB. Essa não é uma eleição para escolha do coroinha do Padre. Só restam duas semanas de campanha.
William Bonner, 61, publicou uma foto em que aparece com o braço imobilizado após tropeçar…
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…