No Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul a situação é preocupante com relação ao estoque de sangue dos tipos O negativo, AB negativo e A negativo. Alguns tipos sanguíneos estão com apenas uma bolsa disponível, enquanto outros estão esgotados.
“Estamos precisando muito dos tipos negativos, lembrando que o O negativo é universal e serve para todos. É muito importante que, se você sabe que seu sangue é O negativo, venha ao Hemonúcleo, pois você vai estar salvando vidas”, solicitou Jean Carlos Barbosa, agente social do hemonúcleo.
Ele destaca que algumas igrejas têm incentivado os fiéis à doação e diz que a população em geral deve também se mobilizar. Quanto à doação em si, Jean tranquiliza as pessoas que têm medo de doar, explicando que não há necessidade de jejum e que o procedimento é muito rápido. “Basta trazer um documento com foto e estar em boas condições de saúde. Não pode estar com sintomas gripais, e é importante evitar alimentos gordurosos antes da doação. Aqui no hemonúcleo, a pessoa passa por uma entrevista e já pode realizar sua doação. Não se pode criar nem comprar. Doar é um gesto de solidariedade e altruísmo que salva vidas. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, pois, além do sangue, também se aproveita o plasma”, explica.