Categories: Tricas & Futricas

Quem quer dinheiro?

Por
Da Redação

A verdade precisa ser dita. As eleições estão longe de serem decididas por melhores propostas. Mesmo com todo o esforço da Justiça Eleitoral, o dinheiro corre solto e o uso da máquina pública, em alguns casos, é descarado.



Faz parte
Tem candidato a prefeito no interior que sonha em ter a “bala na agulha” de alguns candidatos a vereador em Rio Branco. O jogo é bruto.


Lembram disso?
Esfarelar asfalto para denunciar a qualidade do produto voltou a virar moda nas eleições no Acre. Impossível não lembrar de Narciso Mendes esfarelando a pavimentação da BR-364 feita por Jorge Viana na época do PT. Virou uma cena icônica da política acreana.


Faz por maldade
O uso das redes sociais é um caminho sem volta, inclusive na política. Ocorre que esta coluna, com toda humildade, faz uma alerta para alguns candidatos que são bons nomes, com condições de contribuir com o debate de uma Rio Branco melhor, mas que estão desperdiçando talento tentando ser “engraçadinho”.


Debate
O que se viu no primeiro debate não trouxe nenhuma novidade. Marcus Alexandre alvo de todos os candidatos, Bocalom com dificuldades de responder os questionamentos, Jarude atirando para todo lado e Jenilson parece que está nesta eleição pensando na próxima.


Bonito de ver
O marketing político é engraçado. Enquanto Marcus Alexandre, que é mais jovem, apresenta programas mais “cansados”, Bocalom, mais idoso, tem peças publicitárias jovens que animam mais o eleitor.


Pouco
Órgãos de fiscalização do Governo do Acre dizem, sussurrando, que multas relacionadas a crimes ambientais somaram R$ 8 milhões em 2024. Para o tanto de fumaça que tem por aqui, é pouco.


Divulgar
Tem que divulgar essas ações de educação, de coerção. Um Governo que cumpre a lei, que faz com que se cumpra a lei, e tem receio de desgaste político em função disto, é um governo fraco.



Dando o troco
Alguns vereadores da base do prefeito Tião Bocalom estão sinalizando uma possível rebeldia, caso o gestor precise de apoio em um eventual segundo turno. De acordo com os parlamentares, se forem reeleitos para a Câmara Municipal, eles não deverão participar da campanha de apoio ao “Velho Boca”. A principal razão para a insatisfação seria o apoio da prefeitura ao candidato Joabe Lira, em vez de direcioná-lo aos vereadores que se dedicaram e defenderam a gestão durante o mandato.


Pesquisas
Amanhã tem divulgação de novas pesquisas. A ausência de institutos nacionais como o Ibope, na coleta de dados esse ano, não tem, em tese, nada a ver com os erros dos dados divulgados em pleitos anteriores. Conforme a coluna apurou, o Ibope encerrou suas atividades após 79 anos de existência. Executivos do antigo instituto criaram o Ipec.



Aloprado
Moradores do bairro Rui Lino expressam gratidão e elogiam o prefeito Tião Bocalom por toda a cidade. A razão para tanta felicidade é que, após 20 anos lidando com lama no inverno e poeira no verão, a gestão finalmente asfaltou as principais ruas da região, localizada atrás do bairro Mocinha Magalhães. A realização é digna de reconhecimento.


Leseira
A situação das candidaturas a vereador do PT em Xapuri que podem ficar sem disputar a eleição por falta de uma certidão que deveria ser apresentada à Justiça Eleitoral, demonstra o atual estágio do partido que já mandou e desmandou no Acre.


Aleac
Assembleia Legislativa precisa estar mais atuante nos debates sobre crise climática. Tudo bem que a agenda do momento é eleição municipal, mas o parlamento vai responder com silêncio ao pior cenário climático já vivido no país?


104%
Brasil registra aumento de 104% nos focos de queimadas em 2024. Para surpresa de 0 pessoas, começam os flagrantes de proprietários queimando a própria fazenda.


É muito fogo
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, nos sete primeiros meses do ano, foram mais de 5,7 milhões de hectares queimados no país. Crescimento de 92% em relação a 2023. MT, PA, AM e TO lideram focos de queimadas.


Bombeiros atuam sem parar
Os bombeiros têm trabalhado muito no Vale do Juruá, onde grandes incêndios são registrados. Com a água longe dos focos, controlam os incêndios com grande esforço físico, tendo que remover a vegetação do solo, evitando a propagação do fogo. É um trabalho braçal feito com apoio de brigadistas do ICMbio e moradores.


Share
Por
Da Redação

Últimas Notícias

  • Extra Total

Rio na capital se eleva e pode chegar aos 10 metros no final de semana

O nível do Rio Acre subiu 95 centímetros nas últimas 24 horas na capital acreana…

26/12/2024
  • Destaque 1

Família luta para repatriar acreano que está internado em UTI no Paraguai após acidente

A professora Evilany da Costa Lima, mãe do estudante Vinícius Lima Guimarães, que recentemente foi…

26/12/2024
  • Tricas & Futricas

Vai ter trocação!

O comportamento da bancada do PP com relação a um suposto acordo entre Gladson e…

26/12/2024
  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024