O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, entre eles a acreana Jerusa Geber, que conquistou duas medalhas de ouro. Durante o encontro, realizado no Palácio do Planalto, Lula abraçou calorosamente a atleta e elogiou a dedicação dos esportistas.
“O que vocês fizeram na França foi uma verdadeira façanha, uma epopeia”, destacou o presidente, enaltecendo o desempenho da delegação brasileira, que protagonizou a melhor campanha paralímpica de sua história, terminando entre os cinco melhores no ranking geral, com um total de 89 medalhas, sendo 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes.
Lula também sublinhou o esforço e a superação dos atletas diante das adversidades, e assegurou que o governo continuará sendo parceiro dos esportistas, apoiando-os na busca por melhores condições. “Nós não estaremos alheios às soluções de problemas. Seremos parceiros dos atletas”, afirmou.
O presidente ressaltou a importância do programa Bolsa Atleta, já que 100% das medalhas foram conquistadas por esportistas que recebem o benefício. “Quando o Estado fornece as estruturas necessárias, o desempenho das pessoas melhora, e as oportunidades aparecem”, comentou.
Lula também prestou homenagem aos atletas que não conquistaram medalhas, reconhecendo o esforço dedicado aos treinos e competições: “Todos merecem a mesma consideração e respeito, pois sabemos como é difícil se dedicar por anos e, em um instante, ver a medalha escapar por um detalhe”.