Menu

Denúncias de crimes eleitorais já são 8,2% maiores que nas eleições 2020 no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As denúncias de crimes eleitorais anexadas à plataforma Pardal em 2024 já são 8,2% superiores às da eleição de 2020, quando também se escolheram prefeitos e vereadores. A campanha deste ano ainda tem vários dias para terminar, mas o Pardal tem 145 queixas enquanto em 2020 foram 134.

Cerca de 30% das denúncias em 2024 são relacionadas à internet, mas 70% são “outras formas”. Não há detalhes quais formas são essas.

Anúncio

Dos 145 casos levados ao Pardal em 2024, 50 se referem à candidatura de vereador; 46 aos partidos e coligações; 40 ao cargo de prefeito e 5 de vice-prefeito.

Apenas oito municípios ainda não registraram nenhuma denúncia ao Pardal, mas em 14 há queixas. Rio Branco concentra 65 casos. Cruzeiro do Sul tem 18 e Acrelândia, 12, sendo os municípios com os maiores volumes de ocorrências.

O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download desde 16 de agosto quando foi publicada a Portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 662/2024, que informa sobre a utilização do app para o encaminhamento de denúncias de propaganda irregular nas eleições. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.

A versão atualizada do aplicativo é baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.

A Portaria TSE nº 662/2024 estabelece a utilização do Pardal Móvel nas Eleições 2024 para encaminhar ao juízo eleitoral competente, a fim de “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.