Categories: Política

Eleições: briga pelo AGIR faz Petecão e Bittar entrarem em rota de colisão

Por
Whidy Melo

O presidente estadual do Agir no Acre, Naldo Mesquita, anunciou na manhã desta quarta-feira (18) que Gilmar Pismel foi destituído do cargo de presidente da executiva municipal do partido após se rebelar contra as decisões da sigla e acusar o prefeito Tião Bocalom de fazer proposta para “comprar” apoio. De acordo com Mesquita, foi o senador Sérgio Petecão quem “comprou” Pismel para bancar a revolta. O senador Petecão negou a versão do partido e disse que foi o senador Márcio Bittar (UB) e o prefeito Tião Bocalom (PL) que fizeram a compra do apoio do Agir em Brasília.


Entenda o caso:  Direção do Agir acusa Bocalom de tentar “comprar” apoio dos candidatos


Segundo com Naldo, o Agir compunha a aliança de Marcus Alexandre (MDB), mas as promessas que foram feitas por Petecão, de ajudar financeiramente nas campanhas dos candidatos do partido, não foram cumpridas. “Dos 16 candidatos nossos, só 6 receberam material de campanha, que foi a impressão de 10.000 santinhos. Gilmar foi pra lá, não sei dizer o valor da proposta que ele recebeu, mas deve ser bom, a ponto de ele não vir pra cá onde está o governo, que era nossa casa antes”, disse.


A respeito do vídeo lançado no perfil oficial do partido numa rede social, em que o então presidente da executiva municipal, acompanhado pelos candidatos a vereador, denuncia a suposta “compra” por parte de Bocalom, o presidente do Agir disse que os membros do partido que apareceram nas imagens foram enganados, e boa parte deles compareceu no Comitê Central de Bocalom para apoio ao prefeito. “Ele [Gilmar Pismel] chamou os candidatos dizendo que a coligação lá tinha um recurso para eles. Foram todos enganados para ir para a reunião. Quando chegou lá não tinha nada, só promessa e nada cumprido. Com a aliança ao MDB, o recurso não teve, praticamente não teve. Nem mandaram os 15 litros de gasolina pra cada candidato. Alegaram que não tinha dinheiro, que não veio recurso”, afirmou.


Jorge Henrique, à esquerda, secretário da executiva municipal do Agir; Naldo Mesquita, presidente estadual do Agir, ao centro; Francisco Silva, novo presidente da executiva municipal do Agir – Whidy Melo/ac24horas

Diante da situação, o Agir no Acre contatou a direção nacional do partido, que destituiu Gilmar do cargo, nomeando Francisco Silva para a vaga.


“Petecão comprou as candidaturas fiado e comprou a candidata a vice-prefeita de Marcus fiada. Fez a aliança e a 15 dias já para as eleições, veio com a história de que não tem dinheiro, não tem recursos para tocar a campanha. Diante disso, nós temos que tomar a decisão para salvar os candidatos do partido. Não tem recurso, ninguém sabe se é o PSD, se é o MDB, a coisa certa é que tem que viabilizar, porque os candidatos não têm como tocar uma campanha sem recurso”, completou o novo presidente da executiva municipal do Agir.


Com um novo partido na aliança, a coligação Produzir Para Empregar tem agora 7 partidos e 156 candidatos a vereador.


O senador Sérgio Petecão, presidente estadual do PSD no Acre e um dos principais articuladores da campanha de Marcus Alexandre (MDB) à prefeitura de Rio Branco, se defendeu das acusações e disse que a mudança de direção do Agir foi resultado da compra do partido em Brasília, que teria, segundo ele, sido feita pelo senador Márcio Bittar (UB) e pelo candidato Tião Bocalom (PL). “Esse Naldo é um picareta, pode botar aí que eu falei isso. Os caras compraram o partido desse picareta, tive a informação de que foi o Márcio Bittar e o Bocalom. Eu já tinha visto de tudo, comprar voto, fazer todo tipo de coisa, mas comprar partido é absurdo. Os caras me contaram isso, porque eu não me meto nisso, meu negócio é pedir voto, mas liguei pra lá e recebi a informação de que esse picareta, que eu ajudei com estrutura, fez essa patifaria”.


Share
Por
Whidy Melo

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024