O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) celebrou a criação de um grupo de trabalho (GT) para tratar dos problemas da seca que assola os municípios acreanos, sobretudo os mais isolados por rios e pela falta de estrada, na sessão desta quarta-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
“Eu gostaria de parabenizar a essa Casa, em especial à Mesa Diretora, porque ontem (terça-feira, 17) já foi instituído um grupo de trabalho para tratarmos desse tema urgente no estado, que é o período de seca e as dificuldades que enfrentam as comunidades que residem em áreas de difícil acesso decorrentes dele”, afirmou Eduardo Ribeiro na tribuna da Aleac.
Na terça, o parlamentar havia defendido a criação do GT, com o propósito de unir os esforços da Assembleia Legislativa e do governo do Estado do Acre, para tratar de medidas urgentes que reduzam o sofrimento da população interiorana, principalmente, dos moradores de Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, municípios hoje afetados diretamente pela estiagem que fez os rios reduzirem de volume, impedindo a chegada de gêneros alimentícios e de outros produtos por meio de embarcações.
A situação se agrava ainda mais porque estas cidades não têm ligação por rodovias às principais cidades acreanas. “O grupo de trabalho foi criado e então, aqui, a gente só precisa, urgentemente, de uma reunião com o gabinete de crise do Estado para traçarmos medidas quanto antes”, pontuou o parlamentar.
Desnutrição de crianças e visita in loco às cidades atingidas
Eduardo Ribeiro defendeu ainda que o mesmo grupo de trabalho da Aleac visite os municípios afetados para entender a dificuldade pela qual essas pessoas estão passando neste momento.
“Sabemos que a situação é muito grave. Temos informações, por exemplo, de que crianças indígenas estão sofrendo com desnutrição. São graves os argumentos que nos têm chegado e então se faz necessário que essa Casa esteja presente nesses municípios, que possamos prestar o nosso apoio, exercendo o nosso dever de amparar a toda essa gente”, asseverou o deputado.
A ideia é que a partir do que foi visto e registrado nesta visita, a Aleac envie uma comissão à Brasília para sensibilizar, com a ajuda da bancada acreana, o governo federal sobre a situação no estado.
“É muito importante levar essas informações ao governo federal, buscando a ajuda necessária e com o apoio da bancada Federal unida, neste momento de tão difícil”.
O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…
A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…
Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…
Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…
Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…