Menu

Pesquisar
Close this search box.

União Brasil fica sem candidato a prefeito

OS CANDIDATOS a prefeito e vice de Manuel Urbano, Izaute Vaz (União Brasil), foto, e Charles Brandão (PSD) tiveram as suas candidaturas impugnadas em primeira e segunda instância na justiça eleitoral. O Izaute e o Charles, na verdade, de boa-fé, acreditaram na conversa do médico Fábio Rueda e no deputado federal Eduardo Veloso (UB), de que teriam milhões na campanha e tentaram atropelar o senador Alan Rick (UB) – que era quem comandava o processo – montando um diretório irregular, e que jamais poderia ter realizado uma convenção. Iludiram os candidatos e os eleitores. O certo é que Rueda e Veloso tentaram atropelar o senador Alan Rick (UB) e foram atropelados pela justiça eleitoral. A esperteza costuma crescer e engolir o dono. Como perderam em duas instâncias, dificilmente, ambos vão reverter a decisão no TSE. Não tem essa história de perseguição da justiça, a lei existe para ser cumprida e ponto final.


QUESTÃO JURÍDICA


A QUESTÃO do diretório do União Brasil em Manuel Urbano, não é política; é jurídica. E não se resolve questões jurídicas com bravatas.


NÃO BRIGO COM PESQUISA


POSSO até ter dados para desconfiar, mas não brigo nunca com pesquisa. E não vou brigar com essa que deu o prefeito Tião Bocalom (PL) ganhando a eleição para a prefeitura de Rio Branco no primeiro turno, em cima do Marcus Alexandre (MDB). Pesquisa registra um momento. É como uma nuvem, que muda de forma a cada olhada. Vamos aguardar as próximas que virão. Eleição é imponderável.


DELTA NA QUINTA-FEIRA


NA PRÓXIMA quinta-feira será publicada no ac24horas, uma pesquisa sobre a eleição para prefeito de Rio Branco do instituto DELTA. O DELTA é um instituto que acertou os resultados das últimas eleições na capital. As pesquisas podem ter resultados diferentes porque são realizadas em momentos diferentes.


ACREDITA QUEM QUER


EM PESQUISA, acredita quem quer. Quem não quer, não acredita. E segue o jogo eleitoral. Pesquisa registra um momento e não decide eleição.


UM EXEMPLO EM SP


EM SÃO PAULO, o Quaest – que fez a pesquisa da TV-ACRE – deu um resultado para a prefeitura paulistana, com números de empate técnico entre os três candidatos. Três dias após, saiu uma pesquisa do Datafolha, com números completamente diferentes. Pesquisa é isso. E, assim sendo, ninguém comemore e ninguém chore com os resultados de ontem, divulgados na TV-ACRE.


ME LEMBRA O MAURI SÉRGIO


COM o PT no auge do poder, saiu uma pesquisa cinco dias antes da eleição, que dava o Mauri Sérgio (MDB) vários pontos abaixo do Marcos Afonso (PT). As urnas abriram e o Mauri Sérgio foi eleito prefeito. Por isso, fico sempre com um pé atrás em relação às pesquisas. Respeito, não brigo, mas fico sempre cabreiro.


CALCULA MAL


O MÉDICO Jenilson Leite (PSB) calculou mal em disputar o Senado sem estrutura de campanha e está repetindo o mesmo erro em relação à prefeitura de Rio Branco. Campanha majoritária sem estrutura, é remar contra a correnteza. Poderia ser hoje um deputado federal.


NÃO TEM MORAL


A DIREÇÃO regional do MDB não pode nem exigir da executiva nacional recursos extras para a campanha do seu candidato em Rio Branco. Depois que perdeu na última eleição os dois deputados federais que tinha, ficou sem moral para bater na porta da cúpula partidária com a cuia na mão.


PESQUISAS


O ac24horas está publicando hoje pesquisas do DELTA para as prefeituras de Manuel Urbano e Bujari.


É BOM NÃO ARRISCAR


O JOGO está meio embolado em Tarauacá, um município onde a eleição para prefeito costuma ser decidida com a estrutura do dia. É bom não arriscar que este ou aquele nome é favorito.


ESTÁ NA DISPUTA


A VEREADORA Sara Frank (MDB), mesmo enfrentando a máquina da prefeitura de Capixaba, não pode ser descartada na disputa da prefeitura. É a vereadora mais votada do município.


NINGUÉM PODE ATIRAR


NO DEBATE de ontem da TV-NORTE SBT, candidatos ficaram usando argumentos de troca de partido, como se isso fosse pejorativo. Ninguém pode atirar a primeira pedra neste assunto. O Emerson Jarude começou na Frente Popular, passou pelo MDB, e hoje, está filiado no NOVO. O Bocalom era do PP e disputa a eleição pelo PL; O Marcus Alexandre era do PT e é candidato pelo MDB. E Jenilson Leite foi do PCdoB e está filiado ao PSB. Qual o problema? Partido nunca foi prisão perpétua. Que discussão mais infantil!!!


MÁQUINA PESA


A MÁQUINA do governo e a máquina da prefeitura de Rio Branco estão sendo usadas de forma descarada e pesada a favor da candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL). Campanha milionária. Mas isso não é novidade, quando estava no poder, o PT usava as mesmas armas usadas hoje. Então, está tudo no zero a zero.


O JOGO ESTÁ FEITO


O SENADOR Alan Rick (UB) não é nenhum menino, sabe que está fora da foto do grupo Márcio Bittar\Bocalom\Rueda, para o cenário de 2026. Mas não pensem que será fácil derrotar o Alan, que conseguiu se sedimentar no eleitorado como o preferido para o governo há muito tempo. É o nome melhor projetado na disputa do governo em 2026.


FALANDO SÓ


QUE maldade! Deixaram a ex-secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, pendurada no pincel sem escada. Lhe convidaram para ser candidata a vereadora e na hora de lotear os apoios dentro das prefeitura, ficou falando só. Está levando sua candidatura a vereadora por cima de pau e pedra e na pindaíba de estrutura. E sempre foi leal ao Bocalom.


MONGES COMPORTADOS


O DEBATE de ontem na TV-NORTE parecia mais uma discussão de monges comportados, para saber qual deles iria comandar o Mosteiro. Sem nada para destacar. Como dizia, o ex-vereador Edvaldo Guedes: – Mais fraco do que caldo de piaba. Claro que, a emissora não tem nada com isso, apenas mediou o debate.


MAIS DEBATES


TEREMOS ainda mais dois debates entre os candidatos para a prefeitura de Rio Branco, um na TV-GAZETA; e o outro na TV-ACRE. Ambos tradicionais nas campanhas para prefeito da capital.


VÃO EMPLACAR


NÃO tenho dúvida de que as candidatas a vereadora Elzinha Mendonça (PP) e Gabriela Câmara (PP) deverão emplacar mandatos para a Câmara Municipal de Rio Branco. São campanhas organizadas e bem conduzidas. Podem guardar duas vagas no PP.


FRASE MARCANTE
“Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota”. Napoleão Bonaparte.


HISTÓRIA DE 30 MILHÕES


CORRENDO uma historinha de sumiço de 30 milhões que tinha em caixa em certa secretaria, que deve ser publicada em breve com detalhes. Se os documentos prometidos chegarem, eu publico sem problema.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.